O Dia mundial dos animais foi escolhido para ser celebrado em 4 de outubro, devido ao dia de São Francisco de Assis, festejado na mesma data. São Francisco é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.
Os animais estão protegidos por lei desde 1978, quando o projeto Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proposto pelo cientista e Secretário Geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana, foi aprovado pela UNESCO.
Para ajudá-los, basta cada cidadão fazer a sua parte. Quanto aos animais domésticos, devemos propiciar a eles uma vida digna, com alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e afeto, controlando a natalidade, além de nunca os abandonar nas ruas, atitude que além de ser desumana, contribui para a superpopulação das espécies, disseminando doenças e outros malefícios.
Com relação aos animais silvestres, o homem não deve retirá-los de seu habitat natural, preservando os ecossistemas, sem despejar lixo nos mares, e combatendo a poluição e o desmatamento, pois isso contribui de forma direta para a extinção de muitas espécies. Outro grande problema é a caça desenfreada realizada pelo homem, também colaborando muito para a ameaça de extinção.
O maior motivo para a existência desta data comemorativa é alertar a todos sobre os direitos dos animais que compartilham o planeta Terra conosco e lembrar da importância da fauna para o equilíbrio ambiental dos habitats.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, todo o crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade".
Leonardo da Vinci (1452-1519)