A cada ano que inicia o sentimento que toma conta das pessoas é de renovação. É a época de fazer um balanço do ano que passou, hora de avaliar o que foi feito e o que pode ser melhorado, momento de elaborar novos projetos e planos. Por esse motivo, muitas pessoas recorrem a pequenos rituais e superstições, que variam conforme as culturas. O objetivo, entretanto, é o mesmo: renovar as esperanças para um ano melhor!
Confira as tradições de Ano Novo em alguns países:
Áustria: Os austríacos jogam chumbo derretido em um copo com água. As imagens que se formam servem de amuleto para serem usados durante o ano.
Brasil: Vestir-se de branco e pular sete ondas do mar ajuda a renovar as energias para o ano que está começando.
China: As comemorações duram seis semanas, entre janeiro e fevereiro. Durante as celebrações são queimados fogos, pois os chineses acreditam que o barulho espanta espíritos indesejáveis.
Dinamarca: Quando dá meia-noite, todos sobem em cadeiras e pulam para o chão. Dessa forma os dinamarqueses acreditam que estão se desprendendo dos dilemas passados.
Escócia: O costume mais frequente nas festas é homens e mulheres que nunca se viram se beijarem na boca durante as comemorações.
Espanha: Na Espanha, as pessoas comem 12 uvas a meia-noite, uma a cada badalada do relógio.
Hungria: São assados leitões, por serem animais que fuçam para a frente.
Índia: Existem mais de 12 calendários religiosos. No norte do país, a festa começa no outono e para atrair boas energias os indianos colocam luzes por toda parte para atrair bons fluídos.
Irlanda: Não olhe para ruivas. Segundo a lenda deusa ruiva Macha teria amaldiçoado os irlandeses com dores terríveis por 9 gerações.
Itália: Em algumas cidades do sul do país, como Nápoles, por exemplo, deve-se atirar pratos pela janela durante a última noite do ano. Isto ajuda a se livrar das coisas ruins do ano que passou.
Japão: Os budistas vão a templos ouvir 108 badalas de um sino, que representam os 108 pecados aos quais os homens estariam suscetíveis. A cada toque a pessoa se livra de um pecado.
Panamá: São feitas duas listas com resoluções para o próximo ano. Uma delas é queimada, o que faz com que os desejos se concretizem mais rápido. A outra lista deve ser guardada ate o próximo ano.
Peru: Os peruanos preparam uma mala e dão uma volta no quarteirão. O ritual serve para atrair sorte e boas viagens.
Portugal: As mulheres batem panelas nas janelas para anunciar a chegada do novo ano.