PW Datas Comemorativas PortoWeb
24 de abril – Dia do nascimento de Gideon Sundbäck – inventor do zíper
O dia 24 de abril é a data de nascimento do engenheiro elétrico e inventor sueco Gideon Sundbäck, conhecido mundialmente por suas pesquisas de desenvolvimento do zíper.
 
Gideon Sundbäck inventou o objeto para ser usado no fechamento de botas femininas, mas com o passar do tempo ele aperfeiçoou sua invenção e passou a utilizá-lo também em roupas. A ideia, que é bastante simples, é de um fecho com base em dentes de metal com deslizador em Y que une os elementos laterais de forma única.

Desde sua criação até os dias atuais, o zíper evoluiu muito e ganhou diversas utilidades. Para muitos é reconhecido também como fecho, ou até mesmo como "reco"; uma invenção bastante simples que revolucionou a indústria do vestuário com sua criação.

Funcionamento do zíper:

1. O zíper é composto de dois trilhos opostos, cada um deles formado por dezenas de dentes presos a uma fita ou um tecido, e um cursor em formato de cunha, similar à letra Y. Esse formato é essencial para o fechamento e a abertura do zíper.

2. Cada dente é formado por um gancho e um espaço vazio. Quando o zíper é fechado, os ganchos dos dentes de um trilho se encaixam no espaço vazio dos dentes do trilho oposto. Para que o zíper funcione bem, cada dente precisa ter o mesmo tamanho e formato.

3. O encaixe tem uma ajudinha do cursor. Quando o puxamos para cima, fechando o zíper, os dois trilhos entram no cursor por duas canaletas e são pressionados um contra o outro, fazendo com que o gancho de um dente se agarre ao espaço vazio do dente oposto.

4. Uma vez fechado, o zíper permanece com os dentes entrelaçados formando uma sólida ligação. Para abri-lo, puxamos o cursor para baixo e sua cunha vai desencaixando os dentes seguidamente, forçando a separação de um trilho do outro.


Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?




Desenvolvimento PROCEMPA