PW Datas Comemorativas PortoWeb
17 de julho - Dia de Proteção às Florestas
Particularmente para nós brasileiros, esta é uma data de extrema importância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas, embora ainda não tenhamos aprendido a cuidar do que é nosso em nome da ganância do homem e também muitas vezes por descuido.

A floresta amazônica é a maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, além de abrigar um quinto da água potável disponível na terra. É considerada a floresta pluvial mais rica em biodiversidade de espécies animais e vegetais. Possui aproximadamente 7 milhões de km2 sendo que sua maior parte (60%) se encontra no território brasileiro, extendendo-se na Colômbia, no Peru, na Venezuela, no Equador, na Bolivia, na Guiana, no Suriname e na Guiana Francesa.

Infelizmente, esses números vêm diminuindo por conta da agropecuária e da indústria madeireira, que têm devastado a região consideravelmente, bem como o estabelecimento de fazendas. Nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França. O desmatamento da Amazônia é uma das maiores preocupações de cientistas e estudiosos do mundo inteiro.
 
A destruição de nossas florestas provoca a perda das mais variadas espécies de animais e vegetais, além da liberação de carbono contido na vegetação, que contribui para o aquecimento global. As florestas também regulam as chuvas e protegem o solo. Portanto, devemos aproveitar esta data para refletir  sobre nossas atitudes, fazendo cada um a sua parte, como, por exemplo, não jogar pontas de cigarro acesas nas matas ou não soltar fogos de artifício próximo a qualquer tipo de vegetação abundante. Atos simples como esses podem fazer toda a diferença. O mais importante é a conscientização de cada um de nós para que possamos manter o equilíbrio natural dos ecossistemas. Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Faça a sua parte:

- Não jogue pontas de cigarro acesas na mata.

- Evite fazer fogueiras, principalmente num dia de muito vento. Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio.

- Não solte balões ou fogos de artifício na mata. Rojões e bombinhas têm um grande poder calórico e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício.
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?




Desenvolvimento PROCEMPA