O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma entidade internacional sem fins lucrativos, com sede em Genebra (Suíça), que tem o objetivo de socorrer vítimas de guerras e de catástrofes naturais. Fundada em 1863, a entidade presta assistência às vítimas, fornecendo alimentação, assistência médica e abrigo. A Cruz Vermelha também desenvolve um trabalho junto aos prisioneiros de guerra, buscando restabeler o contato com seus familiares e localizando os que foram dados como desaparecidos. Sua prioridade, tendo a neutralidade como princípio, é o não envolvimento em questões militares, religiosas ou políticas. Para isto, possui quatro bandeiras que são adotadas conforme a cultura da região em que estiver atuando.
A bandeira com a Cruz Vermelha é utilizada na maior parte dos países. Já na Turquia e países muçulmanos, o símbolo local é uma lua chamada Crescente Vermelho, aplicada sobre a bandeira branca. Em Israel,a bandeira também é branca, mas em lugar da lua ou da cruz, é usada Estrela de David em vermelho.
Para casos especiais, onde o Comitê não pode usar nenhuma destas três bandeiras, há ainda uma quarta opção - a do Cristal Vermelho - totalmente neutra, de uso excepcional e temporário. Sua forma é de um triângulo eqüilátero.
O dia da Cruz Vermelha é em homenagem a data de nascimento de seu fundador, Jean Henri Dunant. Ele foi agraciado com o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, vindo a falecer nove anos depois. A própria Cruz Vermelha também foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, em 1917.