PortoWeb Porto Web Caipira

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina


Freio de Ouro

O Freio de Ouro é a prova funcional mais importante da raça Crioula e é disputada todos os anos durante o Expointer. Neste ano, participam da disputa 87 conjuntos (cavalos e ginete) entre machos e fêmeasos e 10 fêmeas - selecionados durante a temporada anterior em diversas provas eliminatórias e classificatórias, realizadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Argentina e Uruguai.

O Freio de Ouro foi instituído em 1982 – o ano do cinqüentenário da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo - e serve como instrumento de seleção funcional da raça, sendo um conjunto de provas que simulam a lida campeira realizada diariamente nas cabanas e estâncias.

A fase inicial do Freio de Ouro é a prova da Andadura, em que são avaliadas três formas de cavalgar: o tranco, o trote e o galope. Na prova da Figura, o equilíbio e a habilidade do animal são os aspectos mais avaliados. Há, ainda, a prova da Volta sobre as patas, a Esbarrada, a Mangueira e finalmente, a prova de Paleteada, que é realizada em duplas. O conjunto que melhor comprovar suas habilidades é o campeão da modalidade.

As provas são realizadas em dois dias, exigindo muito fôlego e condicionamento físico dos participantes.

 






Página desenvolvida pela PROCEMPA