PortoWeb Porto Web Caipira

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina



Em 24 de fevereiro de 1901, no Campo da Redenção, hoje Parque da Redenção, aconteceu a primeira Exposição Estadual do Rio Grande do Sul, com animais, produtos  agrícolas e industriais. Na época, foi um grande sucesso, pois registrou a presença de 67 mil pessoas no parque. Era o princípio da atual EXPOINTER.

Em 1909, a exposição passou a ser realizada no Prado Riograndense, onde mais tarde foi construído o Parque de Exposições Menino Deus, atual sede da Secretaria da Agricultura. Com o crescimento do evento, o espaço tornou-se pequeno demais. Foi definida então a construção de uma nova sede em Esteio, com a compra de 64 hectares.

Em 1912 é construída uma estrutura muito maior que a do Parque Menino Deus, incluindo além de alojamento para animais, estruturas para peões, pistas para desfiles e galpões para armazenamento de forrageiras.

Em 1920, a agropecuária está inserida nas atividades da Secretaria da Fazenda.

Em 1929, o presidente da província Getulio Vargas (governador do estado) instala a Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras Públicas, embrião da futura Secretaria da Agricultura.

Em 26 de junho de 1935, foi criada a Secretaria da Agricultura e no ano seguinte foi instalada definitivamente.

Em 06 de agosto de 1937 é firmado convênio entre Governo do Estado e Ministério da Agricultura, instituindo as exposições estaduais de animais. As primeiras exposições foram realizadas em cidades do interior, alternadamente.

Em 1955 são fixadas as Exposições Estaduais no Parque Menino Deus.

De 1967 a 1969, começa a aparecer o interesse de cabanheiros do exterior, como Argentina e Uruguai.  Por não comportar mais tanta demanda do exterior, que em 1972  já contava com grande presença de muitas nações , a feira é aumentada em 22 mil metros quadrados.

Em 1972 a feira recebe a denominação de Expointer. Tem início, assim, o ciclo de exposições com a participação de diversos países, ocorrendo a 1ª Exposição Internacional de Animais. Os certames internacionais repetem-se a cada dois anos até 1984. Além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná, a 1ª Expointer contou com a presença de nações como Holanda, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Uruguai, Argentina e Chile. Nesta edição, em 22 mil metros quadrados de área coberta, a Expointer contabiliza 2,9 mil animais inscritos, de 45 raças.

Em 1977, recebe nova denominação: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, (PEEAB), em homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do estado no começo do século XX e que, neste mesmo ano, em agosto, tem a memória reverenciada com o título de “Patrono da Agricultura”.

Em 1998, ocorre a ampliação da área total do Parque de Exposições Assis Brasil, passando de 64 para 141 hectares.

Hoje, além da exposição principal, que é a agropecuária, há extensa variedade de produtos expostos para venda e degustação. Há excelentes restaurantes, lanchonetes e os mais variados produtos que atende a todos os gostos e bolsos. O artesanato também é muito bem representado, apresentando cada ano muitas novidades, principalmente em couro, pelegos de ovelhas e outras formas de produtos comercializáveis.
                                              
Na última edição, em 2007, a Expointer teve superação de público, com 695 mil visitantes e um faturamento total de R$ 175.036.502,00, equivalente a U$ 89.167.855,00 pela venda de animais, comercialização de máquinas e suplementos e outros. Foram realizados nos nove dias da feira 416 eventos.

Neste ano, a feira  acontecerá no período de 30 de agosto a 7 de setembro. Leilões de animais premiados, exposições, shows, vendas de máquinas agro-industriais são algumas das atrações que o público poderá prestigiar.









Página desenvolvida pela PROCEMPA