PW Verde PortoWeb
Porto Alegre

Comitê do meio ambiente

Comitê Gestor de Educação Ambiental (CGEA) foi criado em junho de 2007 pelo decreto municipal 15.588 com o objetivo de propor e implementar ações de educação ambiental no município, integrando as ações já desenvolvidas nos diferentes órgãos da administração de Porto Alegre.

O CGEA exerce um papel de fomentador de parcerias entre os órgãos municipais, estaduais e federais, instituições de ensino e pesquisa, empresas e demais grupos da sociedade civil. Com base na educação ambiental, promove projetos, palestras, cursos e seminários, atuando como disseminador de conhecimento entre a população de Porto Alegre em seus diversos setores, integrando as necessidades da população às questões ambientais.


Dentre as diretrizes adotadas pelo CGEA, estão:

- o respeito à vida como processo integrado em todas as suas formas.
- a integração inter e intra-órgãos da Prefeitura de Porto Alegre, respeitando suas particularidades.
- a constituição de representações de educação ambiental em todas as Secretarias e Departamentos da Prefeitura de Porto Alegre.
- o respeito, desenvolvimento e disseminação da legislação ambiental.
- a sensibilização visando ao comprometimento e à participação das pessoas com a, e na, preservação do ambiente.
- a qualificação permanente em Educação Ambiental.
- o fomento a parcerias respeitando as diretrizes do Comitê Gestor de Educação Ambiental.
- o registro das ações planejadas e implementadas de Educação Ambiental da Prefeitura de Porto Alegre.

Saiba mais sobre as ações do comitê no site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgea/


Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA