PW Verde PortoWeb
Conceitos

Veganismo


O veganismo é um estilo de vida em respeito aos animais. Assim, um vegan - ou vegano – não come alimentos de origem animal (carne, peixe, leite, ovos, mel, etc) ou que contenha qualquer resíduo. Além da alimentação, seus seguidores também excluem o uso de produtos derivados de animais (roupa, cosméticos, artesanato) ou de produtos testados em animais (cosméticos, medicamentos). Os veganos são ainda contra todo o tipo de exploração animal: touradas, circos com animais, caça, pesca, jardins zoológicos, entre outros.

O vegano leva sua vida normalmente, com a diferença de pensar antes nos animais em todas as suas escolhas. E faz isso unicamente em respeito a eles.

Segundo seus seguidores, o veganismo é, acima de tudo, uma escolha por uma vida saudável, não apenas do ponto de vista de saúde, mas também social e moralmente. É saudável para quem pratica, é saudável para o meio ambiente que é poupado do peso da produção de alimentos de origem animal e, obviamente, é saudável para os animais que são criados e mortos para alimentar pessoas.

No mundo, o Dia Mundial do Veganismo é comemorado em 1º de novembro, desde o quinquagésimo aniversário da Vegan Society (Sociedade Vegana do Reino Unido) em 1994. Desde essa data, todo ano são realizadas mais e maiores celebrações, principalmente no Reino Unido.

O número de adeptos ao veganismo tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. Para muitos, o vegetarianismo passou a ser apenas um degrau intermediário, que permite fazer a transição entre a dieta omnívora e o veganismo.
Tal como preconiza a Vegan Society, também os veganos defendem que a sua filosofia de vida pode fazer a diferença para a saúde, as pessoas, os animais e o meio ambiente.

Para divulgar o Dia Mundial do Veganismo, a Vegan Society criou inclusive uma página dedicada a essa data. Em http://www.worldveganday.org divulgam-se actividades que se realizam em todo o mundo para comemorar esse dia, há um fórum para partilhar ideias, disponibiliza-se material para divulgação do veganismo, entre outras coisas.

Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
terça
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA