PW Verde PortoWeb
Energias renováveis

Energias Renováveis

Energia Eólica

A Energia Eólica é considerada a energia mais limpa e renovável existente, pois não libera gases tóxicos nem se esgota. O vento existente no planeta é o suficiente para suprir o consumo de energia em até quatro vezes o nível atual.

Uma usina eólica funciona basicamente com a instalação de diversos moinhos de vento. Ao atingir os moinhos, o vento movimenta uma hélice que gira um eixo que impulsiona o gerador de eletricidade.
 
No Brasil, o mercado de usinas eólicas ainda está em crescimento. No mundo, já existem mais de trinta mil em operação, movimentando bilhões de dólares. Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Índia e Espanha estão entre os campeões de uso dos ventos.


Energia Solar

Abundante e limpa, a energia solar é renovável a cada dia, podendo ser aproveitada como fonte de calor ou fonte de luz. Uma das alternativas para aproveitamento e utilização dessa energia é a instalação de coletores solares térmicos, que podem aquecer a água e o ar para casas e instalações industriais. Países em desenvolvimento já instalaram mais de um milhão de sistemas domésticos de energia solar.



Energia da Biomassa

A Biomassa é um tipo de energia criada a partir do aproveitamento do lixo orgânico, restos agrícolas, aparas de madeira, bagaços de cana e óleos vegetais.

Cerca de 30% das necessidades energéticas no Brasil são supridas pela biomassa através de:

- Carvão vegetal
- Lenha para queima nas padarias e cerâmicas
- Carvão mineral
- Bagaço de cana para geração de vapor e eletricidade nas usinas de açúcar e álcool


Energia das Pequenas Hidroelétricas

As usinas hidroelétricas de pequena escala geram eletricidade com o uso do fluxo natural da água dos rios através de pequenas turbinas, sem causar impactos ao meio ambiente. No Vietnã, essa prática já é utilizada por mais de cem mil famílias. A idéia também está em desenvolvimento na China, com um projeto de geração de energia para mais de 50 milhões de pessoas.



Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
terça
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA