PW Verde PortoWeb
Notícias

Curso ensina adultos a andar de bicicleta

16/01/2013
Com a primeira turma em andamento, a BiciEscola Parque Marinha está com as inscrições abertas para o segundo grupo. As aulas tiveram início no último domingo, dia 13, no Velódromo do Parque Marinha, e têm o objetivo de formar novos ciclistas, auxiliando os inscritos desde o domínio da noção de equilíbrio até a aprendizagem de conhecimentos sobre comportamento e legislação de trânsito. O curso tem duração de quatro aulas, com os encontros ocorrendo sempre aos domingos, das 17h às 19h. 

A iniciativa tem apoio da Prefeitura – por meio das secretarias de Governança Local, Educação, Esporte, Saúde, e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) – e é promovida por Centro de Inteligência Urbana Porto Alegre, loja Dudu Bike e UrbsNova Porto Alegre-Barcelona – Agência de Inovação Social, além de voluntários individuais.
 
As aulas são destinadas a pessoas com idade a partir de 18 anos. A escolha do local – o Velódromo do Parque Marinha – tem o objetivo de dar aproveitamento ao espaço construído nos anos 1980 para a realização de provas ciclismo. Posteriormente, a pista foi considerada inadequada por adeptos da modalidade. As bicicletas utilizadas pela BiciEscola são oferecidas pela loja Dudu Bike, cujo proprietário, Everson Ribas, o Dudu, também coordena as aulas, com a colaboração de monitores.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço ciupoa@gmail.com.


Página 1
...
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA