PW Verde PortoWeb
Notícias

Smam e DMLU promovem ação cuidadora da orla do Guaíba

21/03/2013
Nesta sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promovem uma Ação Cuidadora de Limpeza da Orla do Guaíba, seguida de atividades de educação ambiental. Às 14h30min, funcionários do DMLU iniciam um mutirão de limpeza. O percurso a ser feito vai da prainha do Gasômetro até a Rótula das Cuias. A ação visa chamar atenção para a quantidade de resíduos descartados fora das lixeiras na orla. O trabalho do DMLU é diário e o recolhimento de resíduos chega a cinco toneladas semanais somente para orla do Guaíba.

Após a caminhada de limpeza, cerca de 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Issler participam de Oficina de Micro Jardinagem, ministrada por alunos do Colégio Maria Imaculada. Serão 15 monitores, com idades entre 14 e 16 anos, que ensinarão as técnicas aprendidas através das atividades do Projeto Coletivos Verdes, desenvolvido pela Smam. Serão plantadas mudas ornamentais em garrafas pet e caixas de leite.

Os alunos também conhecerão o trabalho do funcionário da Smam, Carlos Aparício da Silva de Aguiar, o Teixeirinha. O jardineiro reaproveita resíduos encontrados na orla do Guaíba e do Parque Marinha do Brasil para confeccionar brinquedos.


Página 1
...
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA