PW Verde PortoWeb
Notícias

Livro mostra fauna e flora da Reserva do Lami

27/03/2013
A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, pertencente à Prefeitura de Porto Alegre, agora tem sua fauna e flora catalogadas pela sua gestora e bióloga, Patrícia Witt. Foram dois anos de pesquisa que resultaram em um livro ilustrado, lançado ontem (26/03), na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A obra traz todas as espécimes de animais encontradas no local, incluindo as espécies raras e em extinção, além de mapear a vegetação, que foi subdividida em mata de restinga, mata de restinga úmida, mata baixa, banhado, campo sujo, margem do Guaíba, campo arenoso e encosta da Ponta do Cego.

Segundo Patrícia, a idéia do livro surgiu a partir dos encaminhamentos do plano de manejo da reserva do Lami. O projeto, apresentado em audiência pública no ano de 2008, abordou as diretrizes e zoneamentos do local, juntamente com uma amostra da diversidade biológica da região. A bióloga sentiu a necessidade de dar continuidade às pesquisas, dedicando-se à passagem das estações do ano para repetir dados. "Foi um trabalho longo, com muitos critérios de estudo para chegarmos ao resultado que temos, relata Patrícia.  

Com grande número de ilustrações, o livro “A fauna e a flora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger” teve como parceria diversos pesquisadores e especialistas convidados, incluindo profissionais da UFRGS, da PUC e da ULBRA. A distribuição será feita para instituições de pesquisas da capital, universidades, SEMA, FEPAM, Fundação Zoobotânica e em breve também estará disponível em PDF, pelo site da SMAM.

A bióloga espera que a obra auxilie a comunidade cientifica com as recentes descobertas no Lami, situado no extremo sul da cidade, colaborando também com órgãos públicos e instituições de ensino. "Desejamos que esse livro seja um ganho para toda a sociedade. Para mim é como um filho”, relata Patrícia.


Página 1
...
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA