PW Verde PortoWeb
Notícias

Recanto Oriental é restaurado na Redenção

10/04/2013
O vice-prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, entregaram à comunidade usuária do parque Farroupilha (Redenção) as obras de recuperação do Recanto Oriental do último domingo. 

O espaço foi totalmente revitalizado pela empresa Arquium Construções e Restauro, a qual possui certificado para execução de restauração em bens tombados, com acompanhamento técnico da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) da Secretaria Municipal da Cultura. O investimento foi de R$ 354.919,54, oriundos de Termo de Compensação.

“A restauração de um espaço belo como esse envolve dedicação e investimentos financeiros importantes, por isso, se mostra tão importante a pergunta de quanto tempo durarão essas melhorias? O Recanto Oriental faz parte da história do parque e da vida das pessoas e precisa do esforço e da colaboração de cada um para se manter assim como entregamos hoje: em boas condições de uso pelos bons frequentadores e da Redenção”, destacou o secretário da Smam, Luiz Fernando Záchia. Na mesma linha, o vice-prefeito Sebastião Melo convidou cada um dos usuários do parque para ajudar na missão da conservação do patrimônio público “A Redenção, e também toda cidade, precisa poder contar com o envolvimento de cada um para preservação do patrimônio. O governo sempre pode fazer mais e melhor, mas precisa que cada um colabore nesta missão”.

O Recanto Oriental recebeu serviços de limpeza e restauração da cobertura e da estátua de Buda, além do restauro do pórtico, ponte, bancos e luminárias. A revitalização também incluiu recuperação da borda do lago, com rejunte das pedras com argamassa e limpeza geral. Os passeios em saibro e gramado também foram recuperados, a partir da parceria com os adotantes da Redenção, Pepsi e Sinergy Novas Mídias. As obras iniciaram em setembro de 2012 e foram entregues dentro do prazo estimado de seis meses, por se tratar de restauração, técnica que repara as características originais das obras e é mais demorada que uma revitalização simples.

A cerimônia de entrega oficial das obras contou com apresentação de alunos do Instituto Cultural Niten, com demonstrações da arte da espada samurai, como kenjutsu, a arte de combate com a espada; Iaijutsu, técnica de desembainhar a espada; e de Jojutsu, arte do bastão. A solenidade também teve a as participações do diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) André Carús, e do vereador Reginaldo Pujol. 

Recanto Oriental - Um pagode com a escultura de Buda e colunas orientais constituem o Templo de Buda. No jardim, uma miniatura do vulcão Fuji-Yama, montanha sagrada dos japoneses, lembra a paisagem do oriente. Há ainda um lago com a forma de um dragão, com pequenas pontes.

Página 1
...
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA