PW Verde PortoWeb
Notícias

Capital realiza 29ª Semana do Meio Ambiente

05/06/2013
Nesta semana ocorre a 29ª Semana do Meio Ambiente. Com programação voltada a assuntos relacionados a questões ambientais da capital, o evento conta com diversos encontros e atividades, como debates, seminários e amostras, contando inclusive com programação especial para crianças.

Na última quarta-feira, como parte da programação, aconteceu a primeira mesa redonda, com o tema “O meio ambiente e a Copa do Mundo”. Autoridades das esferas municipal e estadual reuniram-se com membros da Ordem dos Advogados (OAB) do Rio Grande do Sul para falar dos impactos que a Copa do Mundo de 2014 pode trazer ao meio ambiente. A atividade é resultado da parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) com a Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS.

A atividade ocorreu na sede da OAB/RS (rua Washington Luiz, 1110) e contou com as presenças do secretário municipal de meio ambiente, Cláudio Dilda, do secretário municipal Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, do secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Sehbe, que também integra o Comitê Gestor da Copa, do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, da presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Cláudia Lima Marques, do membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, Ricardo Alfonsin, e de diversos advogados ligados ao tema. 

“A Copa do Mundo de 2014 nos deixa em um momento ímpar, quando somos nós os autores das mudanças possíveis. É a oportunidade que temos para trablhar uma questão fundamental que transforma a sociedade: a percepção. Perceber que hoje fazemos porque tem que ser feito, mas nem sabemos mais os porquês, perceber que precisamos nos dar conta do mundo e a partir daí, realizar as mudanças”, defendeu o secretário  Cláudio Dilda em sua fala de abertura.

O secretário João Bosco Vaz explicou como a cidade de Porto Alegre está se preparando para a Copa do Mundo e também dos benefícios que o mundial trará ao meio ambiente. O secretário falou da oportunidade de investimento que o evento está trazendo à cidade. Um dos exemplos citados foi o Projeto Integrado Socioambiental, o Pisa, que possibilitará à cidade passar de 27% para 80% do esgoto tratado. “Este é um projeto que a Copa do Mundo está proporcionando que poder municipal tire do papel e coloque em prática, dando mais qualidade de vida aos cidadãos”, comentou. 
 
Bosco relatou também o benefício ambiental trazido pelo Bus Rapid Transit (BRT), que reduzirá a emissão de gases poluentes com a utilização de um combustível limpo. Além disso, as estações de BRT serão abastecidas por energia solar. “Todas essas medidas mostram a preocupação com a sustentabilidade”, enfatizou. 
 
Confira a programação:

4 a 7 de junho
- 10h: Conhecendo a fauna de Porto Alegre 
Contação de histórias e atividades lúdicas na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah 
Rua Comendador Caminha, s/nº, Parque Moinhos de Vento
Escolas: Agendar pelo 3289.7520 ou 3289.7519

14h às 16h: Dia Mundial do Meio Ambiente
- Vivência de Educação Ambiental com Circo Girassol e alunos da EMEF Prof. Larry José Ribeiro Alves   
- Plantio de árvores nativas, compensatório aos eventos da 29ª Semana do Meio Ambiente - Parque Marinha do Brasil

6 de junho
9h às 17h15min: Seminário de Manejo de Vida Silvestre: Biodiversidade e Saúde Pública
Local: Auditório Mondercil Paulo de Moraes 
Rua:  Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – sede do MP/RS
Realização: SMAM / Centro Estadual de Vigilância em Saúde
Inscrições: reservalami@smam.prefpoa.com.br
Informações: 3258.1314 
Serão fornecidos certificados.

7 de junho
- 8h30min às 12h: Mesa redonda sobre  Criação e Gestão de Áreas Protegidas
- Rodrigo Printes Cambará - UERGS 
- Alexandre Krob - ONG Curicaca
-Terezinha Guerra - UFRGS
Mediação: Soraya Ribeiro - SMAM
Local: Auditório da Fundação Escola Superior do MP 
Rua Cel. Genuíno, 421 - 7º andar - Centro Histórico

- 14h às 18h: Mesa redonda: “Novo Código Florestal Federal”
- Dr. Gustavo Trindade - Adv. especializado Direito Ambiental  
- Dr. Filipe Costa Ramos – PUMARF/PGM 
- Dra. Ana Marchesan - MP/RS 
Mediação: Dra. Simone Somensi - PGM
Local: Auditório da Fundação Escola Superior do MP 
Rua Cel. Genuíno, 421 (7º andar) – Centro Histórico
Inscrições: suppj@smam.prefpoa.com.br 
Informações: 3289.7552 
Serão fornecidos certificados.

9 de junho
10h às 17h: Exposição Lixo do Dilúvio 
Objetos removidos durante a ação de limpeza do Dilúvio realizada no mês de maio de 2013.
Local: Parque Marinha do Brasil (próximo à SME). Realização:DMLU/Smam


Página 1
...
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA