PW Verde PortoWeb
Faça a sua parte

Como aproveitar melhor a água tratada


Limpeza da caixa de água /reservatório


É necessário lavar o reservatório por dentro, a cada seis meses, para remover o limo que adere às paredes internas. O ideal, segundo o DMAE, é fazer uma lavagem em março e outra em setembro, no início da primavera.


Verifique vazamentos


Faça uma vistoria completa nas instalações hidráulicas para localizar eventuais vazamentos. O seu bolso agradece.
Já existem no mercado peças de baixo custo que reduzem o consumo de água e evitam o desperdício. É o caso dos restritores de vazão, que podem reduzir 70% do volume de água da pia do banheiro e 40% da pia da cozinha, por exemplo.
As válvulas de descarga dos banheiros podem ser substituídas por caixas de descarga (sem precisar quebrar paredes ou azulejos) ou pode-se adaptar um redutor de vazão na própria válvula. A vazão das válvulas de descarga é aproximadamente doze vezes maior que a vazão das caixas de descarga.

Quando há interrupção no abastecimento

Torneiras e registro: feche bem todas as torneiras, inclusive o registro geral da sua residência, até o abastecimento de água voltar ao normal. Quando a água retornar, use apenas a torneira. Assim, a água irá circular no encanamento. Aproveite essa água para outros fins, como lavar o piso ou regar as plantas. Depois de alguns minutos da normalização do abastecimento, a água estará em condições normais de uso.

Como evitar o desperdício:

- fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e válvulas de vasos sanitários;
- deixe a torneira fachada, sempre que possível, ao escovar os dentes ou fazer a barba;
- desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta em torno de 60 litros de água;
- antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas;
- evite lavar as calçadas com mangueira. Varrer é mais econômico;
- molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. E utilize regador em vez de mangueira;
- conserte imediatamente os vazamentos e fugas d’água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios;
- lave o carro utilizando balde em vez de mangueira;

Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA