PW Verde PortoWeb
Faça a sua parte

Animais domésticos: posse responsável

Saiba o que é:

A posse responsável é o conjunto de várias atitudes com o objetivo principal de garantir a saudável convivência das pessoas com os animais.
Adquirir um animal muitas vezes é o resultado de uma ação instintiva, emocional, principalmente quando a escolha é feita entre os filhotes. Nesse momento as pessoas normalmente não pensam que os filhotes vão crescer, que terão necessidades e que será necessário adequar e reorganizar alguns segmentos de suas vidas a este novo ser que passará a conviver com a família.

Pense bem antes de adquirir um animal

- Todas as pessoas que moram com você querem o bichinho?
- A vida média de um animal de estimação é de 12 a 15 anos, durante todo esse período ele deve receber os cuidados do seu dono.
- Sua casa possui espaço adequado para o animal escolhido?
- Os animais não são “brinquedos” para as crianças.
- Você pode custear a alimentação e cuidados veterinários, como vacinação anual e fornecimento periódico de vermífugos?

Cuidados básicos para preservar a saúde de seu animal

- Mantenha os animais em ambiente higiênico e limpe diariamente seus dejetos.
- Forneça água e alimento ao seu animal diariamente e elimine os restos de comida evitando a proliferação de ratos e insetos.
- Elimine pulgas, carrapatos e bichos-do-pé.
- Dê remédio contra vermes periodicamente com orientação de um veterinário.
- Vacine anualmente seu animal.
- Procure orientação veterinária caso seu animal adoeça.

Evite acidentes

- Mantenha seu animal dentro do pátio;
- Evite contato com animais desconhecidos;
- Ao socorres um animal ferido ou doente, tome muito cuidado;
- Não perturbe os animais quando estiverem comendo, bebendo, dormindo ou acasalando;
- Não aparte brigas de animais com as mãos;
- Na rua, conduza o cão com guia ou coleira;
- No caso de animais agressivos e bravos é obrigatório o uso de focinheira (Artigo. 141 e 142 da Lei Complementar 395/97).

Lembre-se: cuidando do seu animal de estimação, você estará preservando sua própria saúde.



Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA