PW Verde PortoWeb
Atitude Consciente

A Hora do Planeta


Todo dia 27 de março,  o mundo inteiro está convidado a apagar as luzes por uma hora, como forma de reforçar às lideranças mundiais a preocupação da sociedade com o aquecimento global. É a Hora do Planeta.
 
O movimento que iniciou em 2007 de forma precursora na cidade de Sidney, na Austrália, ano após ano está tomando conta do mundo todo. Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta já é considerada a maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.

No ano de 2009, quando o Brasil participou pela primeira vez da mobilização, já foram mais de 4 mil cidades de 88 países apagando as luzes. Para se ter uma idéia do substancial crescimento da mobilização, em 2008, apenas 371 cidades participaram da campanha.
 
Em 2010, Porto Alegre foi a segunda capital brasileira a aderir ao movimento mundial. A cidade contou com oito monumentos com luzes apagadas das 20h30 às 21h30: Largo dos Açorianos; Julio de Castilhos, na Praça da Matriz; Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha; Fonte Talavera, na Prefeitura Municipal; Viaduto Otávio Rocha; Estátua do Laçador – Sitio do Laçador; Estátua de Bento Gonçalves, na Praça Piratini e Praça da Alfândega.
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Professor Garcia, o ato simboliza a preocupação da Capital com as mudanças climáticas, alertando a população sobre o assunto e trazendo à discussão as questões relacionadas ao meio ambiente e o futuro da terra.

Saiba mais sobre o movimento e conheça as personalidades que apóiam a Hora do Planeta acessando o site http://www.horadoplaneta.org.br/


Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA