PW Verde PortoWeb
Atitude Consciente

Eletrodomésticos podem gastar menos energia


O desperdício de energia elétrica, além de não sair barato para o consumidor, pode se tornar um grande problema ambiental.  Quase 100% da energia elétrica produzida no Brasil é gerada pelas centrais hidrelétricas que dependem de milhões de litros de água para movimentar as turbinas responsáveis pela geração de energia. Além disso, as hidrelétricas causam outros impactos ambientais, como o alagamento de áreas vizinhas, o aumento do nível de rios, podendo, algumas vezes, mudar o curso do rio represado, prejudicando a fauna e a flora da região.

Por isso, na hora de adquirir eletroeletrônicos ou eletrodomésticos, seja também um consumidor consciente. Uma forma simples de evitar o desperdício de energia é observar se esses produtos possuem o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Criado em 1985, o selo Procel visa orientar o consumidor para a compra de produtos que apresentam melhores níveis de eficiência energética, ou seja, garante que o produto gasta menos energia elétrica do que outros que não tenham o selo. A iniciativa também tem por objetivo estimular a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Além do selo Procel, para ajudar na economia de energia, pode-se procurar pela etiqueta de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Esta etiqueta, presente em vários eletrodomésticos, indica qual o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que vai de A, mais eficiente, até G, menos eficiente.
 
Além de ser um consumidor mais atento, para combater o desperdício de energia é preciso mudar seus hábitos, assim você colabora para a preservação do ambiente para as gerações futuras. Através de pequenos cuidados, economizar energia fica muito mais fácil. Abaixo, o PortoWeb reuniu algumas dicas sobre como economizar energia elétrica. E lembre-se sempre de retirar seus eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo usados.  Energia é dinheiro, não desperdice.
 
Dicas de Economia de Energia Elétrica
 
Chuveiro Elétrico:
É um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h). Lembre-se de deixar a chave na posição “verão” durante os dias quentes, e sempre feche a torneira ao se ensaboar.

Geladeira /Freezer:
É importante colocar o aparelho em local ventilado, longe do fogão ou de áreas expostas ao sol, e afastá-lo pelo menos 15cm da parede.
Evite abrir a porta por tempo prolongado ou reiteradamente, pois a entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais.

Televisão:
Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo e evite dormir com a televisão ligada. Uma boa opção é programar o aparelho para desligar sozinho (sleep).
 
Máquina de Lavar Roupa :
Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante e mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue. Assim, você economiza água e energia.
 
Ar Condicionado:
Ao instalar, procure um local com boa circulação de ar, e proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Mantenha portas e janelas sempre fechadas quando o aparelho estiver funcionando.

Computador:
Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade e configure o computador para que a tela do monitor desligue sozinha quando não estiver em uso. Caso seja necessário peça ajuda a um técnico de informática.


Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA