PW Verde PortoWeb
Atitude Consciente

Educação ambiental


Fazer educação ambiental é compartilhar conhecimentos e trazer novos significados a conceitos já estabelecidos. O grande desafio é sensibilizar o cidadão, através da reflexão sobre qual o seu papel no mundo e quais são seus padrões de consumo para que, na prática cotidiana, passe a ter mais cuidado com o ambiente em que vive.

A água potável já se esgota em muitas partes do planeta. Falta água para cerca de 1,7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Procure não regar as plantas nos horários mais quentes do dia, tomar banhos curtos, regular as torneiras a fim de evitar vazamentos e desligá-las quando não houver necessidade. Combata o desperdício.

As queimadas são responsáveis pela destruição da cobertura vegetal e dos ambientes onde vivem vários seres vivos. Evite o fogo nas margens das rodovias e áreas urbanas.

Em Porto Alegre existe, aproximadamente, uma árvore para cada habitante. Não permita a poda, a quebra de galhos ou a pintura de seus troncos. Lembre-se que as árvores, quando escolhidas adequadamente, não necessitam de poda.

Diminua a utilização de garrafas PET, sacolas plásticas e embalagens de isopor. Quando não for possível substituí-las, separe o lixo adequadamente a fim de propiciar sua reciclagem. Através deste processo, economiza-se  matéria-prima, se reduz a extração exacerbada de recursos naturais e se evita que esses materiais acumulem-se na natureza.

Porto Alegre possui 517 praças urbanizadas, 10 parques e 3 unidades de conservação. Fazer passeios e caminhadas nessas áreas verdes faz bem para sua saúde. Preserve esses locais.

Sempre que possível opte pela impressão frente e verso, pegue livros em bibliotecas, adquira-os em sebos e utilize papel reciclado ou não clorado.  Assim, você estará reduzindo o consumo de papel e poupando árvores. Lembre-se que uma tonelada de papel é igual a 26 árvores.

Não seja consumista. Sempre que pensar em comprar algo, reavalie se realmente tem necessidade de adquirir o produto. Quando possível, procure recuperar, consertar ou renovar aquilo que você já possui. 

Procure utilizar o transporte coletivo ou caminhar por pequenas distâncias. Caso possua um automóvel, mantenha-o regulado e em boas condições de uso. Os veículos são responsáveis por, ao menos, 50% da poluição nas grandes cidades.

Mantenha o menor número de lâmpadas acesas e desligue os computadores, ar-condicionados, cafeteiras e outros equipamentos elétricos quando não houver necessidade de uso. A criação de grandes hidrelétricas e termelétricas para garantir o abastecimento elétrico da população põe em risco os ecossistemas naturais e saúde ambiental das regiões de seus entornos.

Mais informações:

Rede Brasileira de Educação Ambiental
Ong Educadores para a Paz

Curso Online
Educação Ambiental e Ética: Construindo sociedades sustentáveis
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA