PW Verde PortoWeb
Atitude Consciente

O que fazer por um mundo mais saudável

Cuide do planeta. Os maiores problemas da natureza têm a ver com o dia-a-dia de cada um nós.

O mundo inóspito assolado por catástrofes naturais dos filmes futuristas está prestes a sair das telas da ficção e alcançar o mundo real. A primeira vista, a afirmação pode parecer absurda e exagerada, mas não dá para fazer vista grossa para o que mostram os números de entidades e organizações internacionais especializadas no assunto. Todos os dias é uma avalance de alertas para os rumos do planeta caso não se mude – urgentemente - o estilo de vida dessa geração.

O rápido aumento da população mundial e o consumismo tendem a esgotar cada vez mais rápido os recursos naturais. O modelo de desenvolvimento industrial, baseado no uso da energia do petróleo e na emissão de gases poluentes, tem conseqüências diretas sobre o aumento da temperatura do planeta e sobre mudanças climáticas que podem pôr em risco a própria sobrevivência da humanidade.

Talvez você ache que não vai viver tempo suficiente para sofrer com esses problemas. Mas é este planeta que será entregue para seus filhos, netos e bisnetos.

Por isso, entenda o que é possível fazer, a cada dia, para assegurar um futuro melhor para as próximas gerações.

1. ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL

Nosso planeta é conhecido como Planeta Azul por sua abundância de água. No entanto, apenas 3% dessa água é doce, ou seja, potável. E ainda: 2% desse total encontram-se nas geleiras.

Nos últimos 100 anos, o consumo da água aumentou seis vezes. Por isso, 1/3 da população mundial já sofre com a escassez desse recurso. E os cientistas estimam que a quantidade de pessoas nessa situação vai dobrar nos próximos 20 anos.

O que você pode fazer

- Conserte suas torneiras. O gotejamento contínuo gera o desperdício de 400 a 6 mil litros de água ao longo de um mês.
- Regule a válvula da privada. A descarga do banheiro é a campeã do gasto de água, correspondendo a 33% de todo o consumo.
- Não despeje o óleo das frituras no ralo da pia. Esse gesto contamina milhares de litros de água. Coloque o óleo usado em potes no lixo.
- Não passe de 15 minutos no chuveiro.
- Evite usar mangueiras para lavar carros e calçadas.

2. NECESSIDADE DE NOVA FONTE ENERGÉTICA

Calcula-se que as reservas de petróleo da Terra devem se esgotar nos próximos 50 anos. Até o momento, esse é o principal combustível da indústria e dos veículos. Além de ser um recurso finito, a queima do petróleo gera gases poluentes. Por isso, é necessário criar uma fonte de energia alternativa de larga escala.

O que você pode fazer

- Trocar o carro a gasolina pelo carro a álcool.
- Poupar energia elétrica usando aquecedores à base de energia solar e clarabóias que aproveitam a luz natural.

3.  A AMEAÇA À BIODIVERSIDADE

A ação humana ameaça de extinção diversos animais, seja pela destruição das florestas que lhes servem de hábitat, seja por causa da pesca predatória, da caça ilegal ou do tráfico de espécies raras. O aumento das temperaturas ameaça a sobrevivência de várias espécies. Para se ter uma idéia, se a temperatura do planeta se elevar em mais de dois graus , 52% das atuais espécies animais desapareceriam.

O que você pode fazer

- Não criar ilegalmente em sua casa animais silvestres, como araras e papagaios.

4. O AQUECIMENTO GLOBAL


O aquecimento global é fruto da acumulação crescente de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Esse excesso de carbono, proveniente da fumaça das indústrias e veículos, forma ao redor do planeta uma capa que retém o calor - é o efeito-estufa. A elevação da temperatura compromete todo o equilíbrio natural: provoca o derretimento das geleiras e o aumento do nível dos oceanos, altera o comportamento dos ventos e a taxa de umidade, elevando o risco de furacões, enchentes, secas e ondas de calor.

O que você pode fazer

- Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Ao pegar o ônibus, metrô ou carona você deixa de emitir 320 kg anuais de CO2.

5. O CONSUMISMO


É preciso mudar o estilo de vida ocidental. Quanto mais rico um povo, maior sua exploração dos recursos naturais e maior a quantidade de lixo que ele gera. Na China e na Índia, que abrigam 1/3 da população mundial, a média é de menos de três carros para cada 100 pessoas. Na Califórnia (EUA), a média é de 70 carros. O planeta não tem como sustentar globalmente o estilo de vida ocidental.

O que você pode fazer

- Usar bolsas de compras quando for ao supermercado e evitar as sacolas plásticas, que geram um enorme volume de lixo não-reciclável.

6. A DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS

As florestas, purificadores naturais do ar, estão se transformando em fontes emissoras de gás carbônico por causa das queimadas, que lançam 2,5 trilhões de CO2e (gás carbônico equivalente) na atmosfera.

O que você pode fazer

- Apoiar as indústrias que fabricam seus produtos de forma sustentável, como as fábricas de lápis que replantam árvores.

7. O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO


A população cresce rapidamente nas zonas mais pobres do planeta, onde o acesso aos alimentos é menor. Por outro lado, há um grande desperdício de alimentos nos países mais ricos.

O que você pode fazer


- Aproveitar melhor os ingredientes que compra, preparando receitas que usem as cascas dos alimentos e reutilizando as sobras.
- Planejar o supermercado evitando que frutas, legumes e verduras apodreçam na geladeira.
- Incentivar as políticas de planejamento familiar, que permitam às famílias mais carentes ter acesso a métodos anticoncepcionais.


Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA