O
desperdício de água e energia representa um dos maiores riscos para o
meio ambiente. Quando exageramos no banho ou passamos muito tempo com o
ar condicionado ligado, estamos desperdiçando as reservas ecológicas e
naturais do nosso país.
A luz e a água são recursos que estão
diretamente interligados. Principalmente se considerarmos que as usinas
geradoras de quase toda a eletricidade consumida no Brasil são
hidrelétricas e dependem diretamente da água para funcionar. Portanto,
quem economiza água está ao mesmo tempo economizando luz, e vice-versa.
E ainda há um ponto de fundamental importância a ser lembrado: luz e
água são energias finitas!
Embora a quantidade de água no
planeta impressione, um bilhão, trezentos e sessenta milhões de metros
cúbicos, isso não significa que devemos nos despreocupar com essa
substância que é a base da vida. Conforme dados do International
Hydrological Programme da UNESCO, a água doce de fácil acesso em lagos,
rios e lençóis subterrâneos pouco profundos, representa apenas 0,3% do
total do volume de água. Devido à poluição dos rios e do solo, além do
crescimento populacional e das atividades humanas, esse pequeno
percentual está diminuindo.
Combater a perda desses recursos
deve ser uma das diretrizes da sociedade moderna. Mas muito mais do que
consumo consciente, é preciso uma mudança de hábito da população. A
prática de atitudes diárias de combate ao desperdício de água e luz
preserva os recursos naturais, evita problemas de abastecimento, além
de contribuir para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade.
Dicas de economia e combate ao desperdícioÁgua:
Luz:
-Concentrar um número grande de roupas quando usar o ferro
elétrico. O aparelho consome mais energia no instante em que é ligado;
-Utilizar lavadoras e secadoras de roupas em sua capacidade máxima.
-Dar preferência ao fogão à gás, ao invés de utilizar o microondas.
-Descongelar a geladeira regularmente. A crosta de gelo que se acumula puxa mais energia;
-Utilizar o ar-condicionado apenas em caso de necessidade. Ele é outro grande vilão do consumo.