PW Verde PortoWeb
Lixo e reciclagem

Procempa é ponto permanente de coleta de lixo eletrônico

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de Porto Alegre (Procempa) é ponto permanente de coleta de resíduos eletrônicos na Capital. Qualquer pessoa pode descartar equipamentos, periféricos, pilhas e baterias na recepção da Companhia, que já recolheu mais de 190 itens desde que iniciou a operação. Para o descarte de fios e cabos, a orientação é entrar na Procempa pelo acesso da rua João Neves da Fontoura, colocando o material em um gradil pintado de branco, no lado esquerdo da porta principal.  

O lixo eletrônico recebido pela Procempa é armazenado em local apropriado até a coleta ser realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A partir desse ano, o próprio departamento planeja oferecer pontos próprios de coleta.



Outras formas de descartar seu lixo eletrônico
                                 

Não são apenas equipamentos de alta tecnologia, como computadores, câmeras e celulares que poluem o meio ambiente. Rádios, TVs, aparelhos de som, aparelhos elétricos, lâmpadas eletrônicas, entre outros, também contêm inúmeros elementos altamente poluentes. Essas substâncias estão presentes especialmente nas baterias e capacitores, dispositivos que armazenam energia.

No caso dos celulares, o caminho correto são as lojas das operadoras ou os papa-pillhas instalados em agências bancárias. Com relação ao descarte de computadores, se ainda estiverem em condições de ser recuperados, deve-se primeiro buscar instituições de caridade para doação. Também há fabricantes que recolhem micros usados para reciclagem, como a  Dell. Outro programa de destaque é o HP Trade In ,  que troca impressoras usadas por descontos na compra de produtos novos


Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?

°C
°C
amanhã
°C
°C
quarta
°C
°C

 
Ao contrário dos dados do país, do Estado e da própria Região Metropolitana, a capital registrou resultado positivo à empregabilidade no mês de maio. A informação foi dada nesta quinta-feira, 26, pela secretária municipal do Trabalho e Emprego/Sine, Luiza Neves com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- Caged, analisados pelo Observatório do Trabalho de Porto Alegre, parceria da SMTE com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

“Em maio de 2014 o saldo de empregos celetistas formais no Município de Porto Alegre foi de 1.351 empregos. É o maior registrado no quinto mês do ano desde 2011 e 78% maior que o desse mês no ano passado,” informa o técnico do Observatório e do Dieese, responsável pela pesquisa, Cyrus Afshar. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento mais intenso de admissões que desligamentos na capital gaúcha, em 2,6%. Já o saldo da Região Metropolitana de Porto Alegre foi o mais baixo registrado para um mês de maio, na série histórica iniciada em 2006, de acordo com o Caged.

A secretária Luiza Neves, de posse dos dados do Emprego Formal em Porto Alegre, destaca a Construção Civil e Serviços como responsáveis pela elevação do número de empregos no mês de maio, em Porto Alegre. O setor da Construção Civil foi o que apresentou maior variação absoluta positiva, passando de -6 para 524 e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da resposta à recuperação de empregos com carteira assinada em 2014. Embora o maior saldo tenha ocorrido no Setor de Serviços, que chegou a 927, o resultado foi menor que o do ano passado, de 980. “O maior registro negativo se deu no comércio, de menos 140, mas ainda a\ssim foi maior que em 2013, de menos 225”.conclui a secretária.

Desenvolvimento PROCEMPA