Antes mesmo de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.
A palavra "páscoa" – do hebraico "pessach", – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre em 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.
Para se entender o significado da Páscoa cristã, é preciso voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera.
Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que ela carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
A celebração de Ostara comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao equinócio da primavera. Ela é o equilíbrio quando a fertilidade chega depois do inverno. É o período em que a luz do dia e da noite têm a mesma duração.
Os símbolos tradicionais da Páscoa vêm de Ostara. Os ovos, representando a fertilidade, eram pintados com símbolos mágicos ou de ouro e eram enterrados ou lançados ao fogo como oferenda aos deuses. É o ovo cósmico da vida, a fertilidade da Mãe Terra.
A palavra Páscoa em algumas línguas germânicas (em inglês "Easter" e em alemão "Ostern", por exemplo) tem origem na deusa anglo-saxã da fertilidade Eostre, que acompanhava o festival de Ostara como um coelho. Por esta razão, usa-se o símbolo do coelho de Páscoa na tradição cristã. O coelho é também um símbolo de fertilidade e da fortuna.
A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.C., como sendo "o primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal”, adotado como sendo 21 de março. Tornou-se uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa, onde os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e sua elevação ao céu. A celebração sempre começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa: é a chamada semana santa.
Confira também: