A História da Salvação
A Semana Santa tem um significado muito importante para os cristãos do mundo inteiro. Nela são rememorados os últimos dias da vida terrena de Jesus, o grande drama da paixão, da morte e da ressurreição.
As celebrações acontecem na semana depois da quaresma e antes da Páscoa. O inicio é no Domingo de Ramos seguindo até o Domingo da Ressurreição. Na quinta-feira santa, ou “Dia de Endoenças”, os cristãos relembram a instituição da eucaristia realizada por Jesus, representada pela "última ceia".
Na sexta-feira santa (sexta-feira da paixão), a paixão de Cristo é revivida, desde seu drama à morte no Calvário. O amor autêntico é demonstrado por Jesus pela doação e pelo espírito de sacrifício. Neste dia não é celebrada nenhuma missa no mundo todo. Nas igrejas, os altares e estátuas de santos são totalmente cobertos por panos roxos em sinal de luto.
O sábado e o domingo de Páscoa são dias festivos, conhecidos também como sábado de Aleluia e domingo da ressurreição, respectivamente. Celebra-se a ressurreição de Cristo, a vida e a vitória sobre a morte.
A Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz. Representa uma oportunidade de se fazer uma retrospectiva e estabelecer um ponto de recomeço, de renovação.
“Ninguém tem mais amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).