PW Páscoa
Curiosidades

O que o coelho tem a ver com tudo isso?

Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa. Por isso, todos os anos, as crianças passam a véspera do domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.

O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos. E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.

Existem algumas histórias acerca do Coelho da Páscoa. De acordo com uma lenda, conta-se que a tradição do coelho foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Já uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da lua. É possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a lua determinar a data da Páscoa.
Escreva para o PortoWeb
A+-     A  ?