Prefeitura de Porto Alegre

ADMINISTRAÇÃOA SMAEstrutura

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Estrutura da SMA

Gabinete do Secretário (GS)
Presta assessoramento técnico ao Secretário de Administração para as seguintes atribuições: emitir pareceres técnicos, quando solicitados; examinar os expedientes e solicitar suas diligências; propor elaboração de projetos com as demais unidades da SMA; manter articulação e planejamento integrado com as demais secretarias; promover políticas que aproximem a Administração dos servidores; representar o executivo, quando solicitado, junto às entidades do funcionalismo municipal; desenvolver canais de discussão entre executivo, SMA e o funcionalismo; indicar representação oficial da SMA nos Conselhos Municipais.
Contato: (51) 3289.1299 / 1620
e-mail: gssma@sma.prefpoa.com.br

Assessoria de Planejamento e Programação (ASSEPLA)
Planejamento geral e setorial, coordenação e controle das atividades, programas e projetos da secretaria. Coordenação e elaboração do plano anual de necessidades e acompanhamento da execução dos projetos, além de elaboração da proposta orçamentária e acompanhamento à execução do orçamento e do Plano Plurianual de Investimentos.Desenvolve juntamente com GS o Planejamento Estratégico da SMA, bem como assessorar e monitorar os projetos estratégico-táticos da Secretaria.
Contato: (51) 3289.1203
e-mail: assepla@sma.prefpoa.com.br

Assessoria de Comunicação Social (ASSECOM)
Coordenação e controle das ações de divulgação, Comunicação Social e de Relações Públicas da Secretaria. Elaboração e planejamento da divulgação da secretaria junto à imprensa.
Contato: (51) 3289.1264 / 1258/ 1437
e-mail: assecom@sma.prefpoa.com.br

Assessoria de Relações Institucionais e Eventos (ASSERI)
Fortalecimento das relações e interlocução junto aos servidores municipais e seus diversos segmentos. Organização de eventos e atividades sociais para os públicos interno e externo da SMA.
Contato: (51) 3289.1205
e-mail: asseri@sma.prefpoa.com.br

Assessoria Técnica Estratégica (ASSETECES)
Unidade responsavel por assessorar o Gabinete do Secretário (GS) e o Governo Municipal, elaborando estudos, projetos e pesquisas estratégicas, no âmbito de sua competência. Assessora e emite pareceres jurídicos quanto à aplicação e interpretação da legislação de pessoal e de normas administrativas no âmbito da Administração Centralizada (AC), Autarquias e Fundação, nos processos administrativos de sua competência. Elabora, junto com as demais áreas da Secretaria, relatórios gerenciais e estratégicos, assim como legislação relativa ao Plano de Carreira da Administração Centralizada e ao Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais. Participa da elaboração de análise organizacional que envolva unidades e processos de trabalho de competência da Secretaria.
Contato: (51) 3289.1057
e-mail: asseteces@sma.prefpoa.com.br

Assessoria Jurídica (ASSEJUR)
Coordenação e controle das atividades relativas à área jurídica. Emissão de informações, pareceres e pronunciamentos jurídicos; acompanhamento dos convênios e contratos firmados e participação na elaboração de editais de licitação e das etapas das sindicâncias realizadas na SMA.
Contato: (51) 3289.1241
e-mail: assejur@sma.prefpoa.com.br

Coordenação da Documentação (CD)

Unidade responsável pela gestão documental da Administração Centralizada do município.
Contato: (51) 3289.1188 / 1691
e-mail: cd@sma.prefpoa.com.br

Ouvidoria dos Servidores Municipais (OSM)
Unidade de Trabalho da PMPA, que tem como função ser um canal de comunicação entre o Servidor Municipal e o Gestor, na busca de soluções para reclamações, denúncias e na condução de sugestões trazidas pelos servidores relativas ao seu trabalho. Representa os Servidores Municipais da Administração Centralizada e
Descentralizada.
Contato: (51) 3289.1200
e-mail: ouvidoria@sma.prefpoa.com.br

Escola de Gestão Pública (EGP)
Coordenação responsável por implementar programas de formação e capacitação profissional e de educação continuada aos servidores da PMPA, em consonância com as políticas de recursos humanos estabelecidas pela SRH, e firmar parcerias com outras entidades de ensino e capacitação profissional.
Contato: (51) 3289.1177
e-mail: escolagestao@sma.prefpoa.com.br

Coordenadoria-Geral de Modernização Administrativa (CGMA)
Área responsável pela qualificação da gestão pública na Administração Centralizada, através de: Planejamento, operação e acompanhamento de projetos de revisão dos fluxos de processos/atividades; Revisão e adequação das unidades de trabalho e postos de confiança que compõem a estrutura organizacional, bem como suas competências e atribuições; Elaboração, padronização e atualização dos formulários utilizados pelos diversos órgãos na realização de suas rotinas.
Contato: (51) 3289.1202
e-mail: cgma@sma.prefpoa.com.br

Coordenação de Transportes Administrativos (CTA)
Orientação, coordenação, controle e fiscalização da frota própria do município, no âmbito da Secretaria Municipal de Administração.
Contato: (51) 3289.1581 / 1582
e-mail: cta@sma.prefpoa.com.br

Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal (ASSEQVSM)
Assessora, propõe e promove projetos e ações voltadas ao incremento da qualidade de vida no trabalho dos servidores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Contato: (51) 3289-1232 / 1663 / 1476
e-mail: qualidadevida@sma.prefpoa.com.br

Coordenação de Administração e Serviços (CASE)
Coordena a gestão do suporte administrativo e de serviços na SMA. Atua diretamente na área de pessoal, expediente, materiais, orçamento, patrimônio, contratos de serviços, convênios, informática, consignações, telefonia fixa, rede lógica, higienização de ambientes, segurança, portaria e informações, telefonia móvel do executivo e divulgação oficial do município, através do Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).
Contato: (51) 3289.1172 / 1250
e-mail: case@sma.prefpoa.com.br

Coordenadoria-Geral de Manutenção, Obras e Projetos (CGMOP)
Unidade que controla, elabora e executa atividades que envolvam projetos e obras civis, inclusive de manutenção e conservação do Edifício Administrativo Intendente José Montaury e demais prédios ocupados pela SMA no propósito de realizar melhorias e modernização desses espaços físicos. Foi criada por meio do Decreto 18.984, de 25 de março de 2015.
Contato: (51) 3289-1443
e-mail: cgmop@sma.prefpoa.com.br

Supervisão de Recursos Humanos (SRH)
Área de gestão de recursos humanos que promove a integração das atividades relativas ao desenvolvimento de RH, bem como de estudo e aplicação de normas e diretrizes gerais do Sistema de Pessoal no âmbito da administração centralizada. Também coordena o processo de progressão funcional.
Contato: (51) 3289.1272
e-mail: srh@sma.prefpoa.com.br

Esta área é integrada por vários setores:

Centro de Direitos e Registros (CEDRE)
É a unidade de orientação, coordenação e controle das atividades relativas aos registros funcionais, processamento da folha de pagamento, elaboração de atos administrativos, controle de gratificações, benefícios e aplicação da legislação de pessoal no âmbito da Administração Centralizada.
Contato: (51) 3289.1261 / 1240
e-mail: cedre@sma.prefpoa.com.br

Área de Controle da Efetividade (ACE)
É a estrutura responsável pela gestão do Sistema Eletrônico de Controle de Efetividade e pelo cadastro dos servidores para utilização do mesmo. Compete também a ACE gerenciar os processos de implantação do ponto eletrônico nos diversos órgãos da PMPA, orientando os gestores da efetividade, definindo perfis de acesso e providenciando o cadastro e baixa de usuários no sistema. A ACE realiza também o cadastro de equipamentos (relógios) ao Sistema, efetuando cargas de listas e templates e monitorando cotidianamente o funcionamento destes equipamentos.
Contato: (51) 3289.1281
e-mail: pontoeletrônico@sma.prefpoa.com.br
 

Coordenação de Seleção e Ingresso (CSI)

Orienta, coordena, controla e executa as atividades relativas aos concursos desde a seleção, ingresso e movimentação de pessoal e estagiários no âmbito da Administração Centralizada.
Contato: (51) 3289.1169
e-mail: csi@sma.prefpoa.com.br

Gerência de Acompanhamento Funcional (GEAF)
É a área responsável pela elaboração e execução das políticas de Assessoria Gerencial, Acompanhamento Funcional, Estágio Probatório, Readaptação e Delimitação de Tarefas da Administração Centralizada, na PMPA.
Contato:(51) 3289.1204
e-mail: geaf@sma.prefpoa.com.br

Área de Avaliação Funcional (AAF)
A Área de Avaliação Funcional tem por objetivo gerir, de forma permanente, os processos de avaliação funcional dos servidores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O setor tem sob sua responsabilidade a condução das Progressões Funcionais periódicas.
Contato: (51) 3289. 1622
e-mail: progressao2006/2008@sma.prefpoa.com.br

Loja de Atendimento ao Servidor (LAS)
A Loja de Atendimento ao Servidor (LAS), órgão da SMA/SRH, é uma central de atendimento com informações e serviços de todas as áreas e subsistemas de Recursos Humanos da Administração Centralizada que prestam atendimento ao servidor municipal. Horário de Atendimento: das 9h às 16h (sem fechar ao meio-dia). Nos dias de pagamento, o atendimento é feito em horário diferenciado: das 8h às 16h.
Contato: (51) 3289. 1240
e-mail: lojadeatendimento@sma.prefpoa.com.br

Portal RH 24 HORAS
Este Portal foi desenvolvido para que todo servidor público municipal possa, através de senha pessoal, acessar informações acerca de sua vida funcional desde contracheque, consignações, comprovante de rendimentos, frequência, períodos aquisitivos (Férias e Licenças Prêmio), fichas financeiras, demonstrativo de tempo de serviço, histórico funcional e alteração de alguns dados cadastrais.
O Portal pode ser acessado através dos seguintes endereços:
https://rh24horas.procempa.com.br/rh24horas
ou no site da Secretaria Municipal de Administração
http://www.portoalegre.rs.gov.br/sma

              

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