Prefeitura de Porto Alegre

DEPDrenagem UrbanaBacias de AmortecimentoApresentação

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

O que são

Bacia de amortecimento de cheias é um grande reservatório construído para o armazenamento temporário das águas das chuvas, que escoam por telhados, pátios, ruas , calçadas e redes pluviais, liberando esta água acumulada de forma gradual, garantindo assim que o sistema de macrodrenagem local conduza eficientemente os picos das enxurradas. As bacias são utilizadas onde não existe área para detenção em locais altamente urbanizados e são equipamentos de baixo custo.

O uso de bacias de amortecimento de águas pluviais está iniciando no Brasil. Apenas algumas das grandes cidades brasileiras implantaram este tipo de controle, como São Paulo e Belo Horizonte, além de Porto Alegre. As estruturas implantadas já mostram o seu potencial para a solução de problemas históricos de drenagem urbana nestas cidades.

O princípio maior do plano de drenagem está no chamado “controle na fonte”. O controle na fonte representa um conjunto de medidas aplicadas dentro de uma bacia hidrográfica urbana, que promovam a eliminação dos alagamentos decorrentes da urbanização no escoamento pluvial. Dentre essas medidas destaca-se o uso de bacias de amortecimento ou contenção para o controle das águas na macrodrenagem.

As bacias de amortecimento são utilizadas desde a década de setenta em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e França, e têm se mostrado como uma eficiente forma de eliminar os alagamentos freqüentes nos grandes centros urbanos. Sua concepção geral baseia-se na construção de um reservatório para o armazenamento temporário das águas das chuvas, que escoam por  telhados, pátios, ruas, calçadas e redes pluviais, liberando esta água acumulada de forma gradual, garantindo assim  que o sistema de macrodrenagem local conduza eficientemente os picos das enxurradas.

A utilização de bacias resolve o problema da falta de área para detenção em locais altamente urbanizados além de oferecerem o menor custo. Existem basicamente dois tipos de bacias de contenção: as chamadas bacias de detenção e as de retenção.

* De 2005 a 2008 o DEP já executou 9 limpezas na bacia de retenção do Parque Marinha do Brasil. O volume de material retirado alcança 2.722 toneladas. Também foram feitas limpezas nas bacias dos loteamentos Cavalhada, Figueiras e Ecoville, do Porto Seco e da Praça Álvaro Gutierrez. O volume de material - lodo e vegetação - retirado dessas bacias alcança 839 toneladas.



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170