Empossados novos membros para o núcleo de coordenação 2022-2023

07.01.2022

Foto CMS/POA:  Mística de abertura  - Tiana recebe um colar de Lucas Fonseca, do Ponto de Cultura Afro-Sul Odomodê

Nesta quinta-feira, 06, na primeira reunião do plenário de 2022, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) realizou a posse dos eleitos para a coordenação do colegiado que permanecerá até o final de 2023.
 
Foram empossados: Tiana Brum de Jesus, CRESS/RS, segmento trabalhador, como coordenadora; Ana Paula de Lima, CDS Leste, segmento trabalhador, como vice-coordenadora; Alfredo Rodrigues Gonçalves, CUT/RS, segmento usuário, como coordenador adjunto; Maria Inês Bothona Flôres, CDS Leste, segmento usuário, como coordenadora adjunta; Nídia Maria de Andrade de Albuquerque, CDS Restinga, segmento usuário, como coordenadora adjunta; Waldir José Bohn Gass, UAMPA, segmento usuário, como coordenador adjunto; e Francisco Isaias, SMS/POA, segmento gestão,  membro nato, como coordenador adjunto.
 
Tiana, que é assistente social, fez uma saudação a todos e uma mística inicial de abertura, destacando que sem arte, cultura e alegria a luta fica muito difícil. A coordenadora relembrou a trajetória de quase 30 anos do Conselho, alicerçada no compromisso com a vida. “Nosso compromisso é dar segmento a esta trajetória e reafirmar os compromissos de defesa do direito à saúde, da participação social como a materialização do ideário do SUS, a construção de um diálogo efetivo, afetivo, inclusivo e respeitoso, o fortalecimento das nossas bases nos conselhos locais e distritais, junto aos movimentos socias e entidades de classe trabalhadora. A defesa da Atenção Básica, com base territorial no lugar onde a vida acontece, com equipes completas e multiprofissionais, a luta por serviços de saúde mental que sigam rompendo com a lógica manicomial, a defesa de uma rede de saúde integral e não sucateada”, falou emocionada. Tiana também se comprometeu em lutar por um “SUS antirracista, inclusivo, plural para todos, todes e todas”.
 
Bohn Gass, que falou como representação dos usuários do novo núcleo de coordenação, destacou a defesa do SUS como política pública de Estado para garantia do direito fundamental à Saúde. “Nós, militantes do CMS, precisamos caminhar juntos, a nossa luta que vai garantir o SUS e o controle social. O SUS está intrinsecamente ligado à luta pela democracia, tão ameaçada em nosso país, a luta pelo SUS e a luta pela democracia andam de mãos dadas”, destacou. Encerrou dizendo que 2022 começou com muita esperança e desejando que seja um ano muito especial com força para todos.
 
O coordenador da gestão 2020-2021, Gilmar Campos, do segmento usuário, se despediu dizendo que aprendeu muito nos quase 15 anos que esteve no Conselho. Agradeceu a todos os colegas de coordenação, aos conselheiros amigos de caminhada, trabalhadores do colegiado, e lembrou de conselheiros que já partiram. Lembrou do acesso à Saúde oferecido pelo SUS e de como era difícil antes de sua implantação, em 1988, quando não se tinha um sistema de Saúde para todos. Emocionado, o conselheiro falou que seguirá na defesa do SUS em Santa Catarina, sua terra natal.
 
Durante a reunião, também se apresentaram os novos conselheiros indicados para 2022 pelos conselhos distritais e entidades que compõem o plenário.

A íntegra da reunião, que se manteve no caráter virtual devido ao índice de novos casos positivos para Covid-19 na cidade, está disponível no canal do facebook do CMS.


  

Fale conosco

  • Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
    (51) 3289-2847 | cms@portoalegre.rs.gov.br
    Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.