Alerta à população em relação às medidas de enfrentamento apresentadas no cenário atual da pandemia do Coronavírus em Porto Alegre
O Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) se posicionou, na reunião extraordinária do COMUE COVID-19, pelo cumprimento imediato das medidas restritivas correspondentes à classificação de Bandeira Preta do Plano de Distanciamento Controlado do RS, acrescidas pelos dados apresentados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que indicam o agravamento da situação em patamares nunca antes vividos na cidade, mesmo nos picos anteriores de 2020. Importante destacar que a velocidade de crescimento, segundo a média móvel de internação por COVID-19, é muito maior que nos períodos anteriores, com aumento da gravidade dos casos, além de afetar de forma significativa a população mais jovem.
Conforme o Plano de Contingenciamento do Município, já atingimos o último nível dos critérios de escalonamento em relação à capacidade instalada, indicando o colapso do sistema. As respostas oferecidas até o momento, como as medidas de ampliação de leitos, suspensão de cirurgias e atendimentos eletivos e remanejamento de leitos clínicos, entre outras, são importantes, mas se mostram insuficientes diante da gravidade da situação.
Urge a tomada de medidas ainda mais restritivas, com a suspensão de todas as atividades não essenciais, a fim de evitar a desassistência e o aumento e continuidade dos níveis atuais de transmissão, caso contrário, o colapso do sistema das estruturas hospitalares e das unidades de pronto atendimento causará a redução da qualidade da estrutura e do atendimento e aumento da mortalidade. Soma-se a isso o fato de que, infelizmente, a velocidade das ações de testagem e de imunização através de vacinação da população está muito aquém da velocidade de transmissão do vírus nesse momento.
Nesta quinta-feira (25), o Prefeito Sebastião Melo comunicou outras medidas restritas para Porto Alegre, mas que estão aquém das previstas pela classificação da bandeira preta. Ainda nesta quinta-feira, o Governador Eduardo Leite anunciou a suspensão da cogestão dos municípios em relação à possibilidade de recorrer à classificação das bandeiras do Plano de Distanciamento Controlado a partir de 27/02 (sábado).
Assim, rogamos ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Saúde, como autoridades sanitárias, que assegurem o cumprimento das medidas restritivas previstas na classificação da bandeira preta no município de Porto Alegre, garantido o Direito à Saúde a toda população.
Convocamos a população para que siga os protocolos de distanciamento físico, use máscara, evite aglomerações e saia de casa somente para as atividades essenciais. Reconhecemos que somente com as ações coletivas das autoridades, instituições, entidades públicas e privadas somadas às ações individuais de cada cidadão poderemos empreender todos os esforços na tentativa de frear o crescimento exponencial da transmissão e do número de mortes pelo Coronavírus em nossa cidade. Contamos com a compreensão quanto à gravidade da situação que estamos vivendo.