27/03/2020
Preocupados com a situação de vulnerabilidade das Pessoas em Situação de Rua (PSR) de Porto Alegre frente à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a comissão de saúde mental do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), organizações da sociedade civil, trabalhadores de serviços públicos, privados e conveniados, movimentos sociais e a pastoral do povo da rua organizaram um plano de ação indicando medidas prioritárias relacionadas com a garantia do acesso às condições mínimas, como acesso à água, banheiros públicos, à saúde e alimentação.
O documento foi enviado ao secretário municipal de Saúde Pablo Stürmer e ao prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Jr. por meio de processo SEI, nº 20.0.000032776-0, nesta quinta-feira, 26. No processo, o CMS/POA solicitou posicionamento e uma nota técnica quanto às competências da saúde para priorizar a população em situação de rua, quanto à prevenção, proteção e medidas de isolamento social nos casos de suspeitos de COVID 19.
Entendemos que pela complexidade dos determinantes sociais que envolvem essa população, faz-se necessária uma ação interinstitucional envolvendo outras políticas, mas que cabe a Política de Atenção à Saúde da População de Rua, provocar e protagonizar essa convocação no âmbito da Prefeitura, disse Ana Paula de Lima, coordenadora da Comissão de Saúde Mental do CMS/POA.