Plenária do CMS encaminha a criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre
08.02.2021
Após reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA) na quinta-feira (04) sobre a campanha de vacinação contra o novo Coronavírus, os conselheiros encaminharam a criação de um GT sobre o assunto. O grupo deve ser constituído respeitando a paridade entre usuários e trabalhadores, além de ter a participação das comissões do CMS e das entidades que integram o plenário.
Durante a reunião, o diretor-geral da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, apresentou o plano municipal de operacionalização da vacinação contra a Covid-19 aos conselheiros de Saúde. A apresentação abordou desde as fases da vacinação, as vacinas recebidas, o ordenamento conforme o quantitativo de vacinas, os critérios na estratificação dos grupos prioritários, o monitoramento e controle das doses e locais de vacina, a organização de recursos humanos, capacitações realizadas, instituições parceiras, até como fazer denúncias de irregularidades em relação à vacinação.
Após a apresentação, foi aberto espaço para as manifestações dos conselheiros. Neste momento, surgiram muitos questionamentos sobre as instituições parceiras para a vacinação e a capacidade de monitoramento efetivo que evite irregularidades. Também foi pauta de discussão a flexibilização da vacinação pelos conselhos de classe, o que foi criticado por muitos conselheiros por interferir na vacinação prioritária conforme dados epidemiológicos e de risco de exposição ao vírus. Desta forma, o plenário encaminhou pela criação do GT.
O CMS/POA é um órgão permanente e deliberativo do SUS, tem caráter colegiado e é integrado por representantes dos usuários, dos profissionais de saúde, do governo e de prestadores de serviços.