Conselho participa de reunião com a nova gestão da Saúde
08.02.2021 - alterada em 22.02.21
Após fase marcada por muitos conflitos com a gestão anterior da pasta, que não cumpriu seu papel enquanto gestor do SUS junto ao controle social, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA) participou de uma reunião com o atual secretário de Saúde, Mauro Sparta. O encontro aconteceu na segunda-feira (1), no formato virtual, e foi marcado por um clima de entendimento sobre a importância do diálogo na construção das políticas públicas e na participação da gestão nos espaços de controle social.
A pauta da reunião foi sobre a alteração da lei que cria o CMS/POA, para que garanta a paridade dos segmentos e ajuste as nomenclaturas dos conselhos distritais, também sobre a estrutura de recursos humanos do Conselho e as ações para o enfrentamento à pandemia. Participaram da reunião além do secretário de Saúde, o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho, a diretora-geral da Atenção Primária, Luciane Beiro, e pelo CMS: o coordenador Gilmar Campos, o coordenador adjunto Alfredo Gonçalves, a conselheira da região Glória Cruzeiro Cristal, Maria Letícia de Oliveira Garcia, e antiga assessora técnica do CMS, Joana Olívia Fernandes, atualmente aposentada.
Como encaminhamentos da reunião, Sparta informou que o Gabinete do Secretário vai analisar as informações repassadas sobre a alteração da lei e a situação de RH do CMS/POA. O secretário também concordou que o Conselho participe das reuniões do Comitê para o Enfrentamento da COVID - 19 (CE-COVID) e do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento da COVID-19 (COMUE-COVID).
O CMS/POA é um órgão permanente e deliberativo do SUS, tem caráter colegiado e é integrado por representantes dos usuários, dos profissionais de saúde, do governo e de prestadores de serviços.