(Foto divulgação CLS/CMSPOA - 13.04.21)
Graças à luta da comunidade da região Norte, trabalhadores e do controle social do SUS, nesta terça-feira, 13, a Unidade de Saúde Jenor Jarros voltou a funcionar. O fechamento do serviço ocorreu no dia 7 de dezembro de 2020, ainda na gestão Marchezan.
À época, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA) realizou uma audiência com caráter de urgência no Ministério Público Estadual (MPE/RS) com representantes do Conselho Distrital de Saúde (CDS) de referência da US, solicitando a reabertura imediata da unidade. O que resultou numa Ação Civil Pública (ACP) que, por decisão judicial, determinou ao município a reabertura da Unidade no dia 22 de dezembro.
Desde então, a unidade se mantinha fechada, causando, em plena pandemia da Covid-19, descontinuidade de atendimento e desassistência aos moradores do local, que foram remanejados para outro serviço sem aviso prévio ou diálogo.
Na mesma ACP estavam incluídas também a reabertura das US Vila Elizabeth, Laranjeiras e Pitinga. A US Vila Elizabeth foi reaberta ainda em 2020, porém, as outras duas ainda não foram reabertas.
Notícias relacionadas ao assunto:
Prefeitura descumpre decisão judicial sobre a reabertura das Unidades de Saúde da Famíla
Liminar dá 72 horas para Prefeitura de Porto Alegre reabrir Unidades de Saúde