Na foto da direta: a conselheira de Saúde da região Leste, Maria Inês Flores.
Fotos divulgação CMS/POA - 14.04.21
14.04.21
Demanda do Orçamento Participativo (OP) desde 2011, a nova sede do serviço foi entregue à população nesta terça-feira, 14. A obra iniciou em 2018 e teve um investimento de R$ 1.355.924,62, conforme informação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA).
A unidade, que é responsável pelo atendimento de mais de 4 mil usuários, teve o serviço de assistência à saúde repassado pelo Município, por meio de termo de cooperação, à Irmandade Santa Casa de Misericórdia em outubro de 2020.
Em setembro, encerram os contratos com a iniciativa privada para a prestação do serviço de Atenção Básica em Porto Alegre. De acordo com a decisão judicial da juíza Nadja Mara Zanella, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, de 26 de março, os termos não poderão ser renovados. Isso significa que a gestão terá que apresentar uma solução definitiva para 103 Unidades de Saúde da Família na cidade, atualmente geridas pelas entidades privadas.
O controle social segue exigindo a ação do MPE/RS no seguimento da execução da ACP 001/1.10.0286310-5 quanto ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2007, para a solução definitiva da situação das Equipes de Saúde da Família e da consolidação da Rede de Atenção Básica na cidade.
Nesta quinta-feira, às 18h30min, o assunto será pauta da plenária do CMS/POA que contará com a presença do gestor da Saúde. A plenária será transmitida ao vivo pelo canal do facebook do cmspoa (facebook.com/conselhodesaudeportoalegre).
Notícias relacionadas:
O rumo da Atenção Básica em Porto Alegre será pauta do plenário desta quinta-feira (15)