Doença Falciforme é pauta na CSPN
07.12.2021
A Comissão de Saúde da População Negra em reunião na última-sexta-feira, 03, debateu sobre a implementação da linha de cuidado da doença Falciforme, além da vacinação na população Quilombola de Porto Alegre.
Durante o encontro, o conselheiro pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenador do Cores Saúde/Simpa, Alberto Terres, anunciou que, enquanto vereador de Porto Alegre durante a Semana da Consciência Negra de 2021, apresentou Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização da Doença Falciforme, de 16 de agosto ao dia 23. Segundo Terres, inserir a semana no calendário municipal é fundamental para auxiliar na prevenção e visibilidade à patologia. Tendo em vista que, de acordo com
a lei municipal nº 10.904, de 31 de maio de 2010, que institui o calendário de datas comemorativas e de conscientização de Porto Alegre, o poder público poderá individualmente ou em conjunto realizar ou promover seminários, conferências e outras atividades, incluindo o debate e a conscientização de doenças e medidas protetivas para seus portadores. Conforme a lei, também serão destinados recursos públicos para estas atividades.
A comissão saudou a iniciativa do projeto e ressaltou que é fundamental que este PL tenha um olhar atento e seja aprovado pelo legislativo municipal. Disse, ainda, que os integrantes da CSPN já estão há algum tempo discutindo a linha de cuidado da doença e que é preciso que o município tenha medidas efetivas.
Na reunião, a gestão também atualizou os dados da vacinação para os membros da comissão, incluindo data das ações, doses de reforço, entrega de máscaras, além do monitoramento de casos de Covid-19 nas comunidades quilombolas.