Conselheiros elegem núcleo de coordenação para o biênio 2022-2023
Na quinta-feira, 16, durante a última plenária de 2021, foi eleito o núcleo de coordenação do Conselho Municipal de Saúde Porto Alegre (CMS/POA) gestão 2022/2023. O pleito foi realizado de forma virtual, por meio de uma empresa especializada em votação on-line. A chapa única foi eleita com 80,65% dos votos dos conselheiros aptos a votar.
A posse ocorrerá na primeira reunião ordinária do CMS do próximo ano, marcada para quinta, 6 de janeiro, conforme
calendário das plenárias de 2022, aprovado pelos conselheiros na reunião.
Segundo a comissão eleitoral, não foi registrado qualquer pedido de impugnação no processo de apuração. Além disso, conforme previsto no regulamento eleitoral, a Secretaria Municipal de Saúde terá 48 horas para indicar o seu representante como membro nato ao núcleo.
Durante a reunião, foi aprovada a
convocação da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA). A Conferência, em concordância com a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, terá como tema central “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento será realizado em fevereiro.
NÚCLEO DE COORDENAÇÃO DO CMS/POA – 2022/2023
COORDENADORA:
TIANA BRUM DE JESUS, representando o segmento dos trabalhadores em saúde pelo Conselho Regional de Serviço Social 10ª Região – CRESS 10.
VICE-COORDENADORA:
ANA PAULA DE LIMA, como representante do segmento dos trabalhadores em saúde pelo Conselho Distrital de Saúde Leste.
COORDENADORES(AS) ADJUNTOS(AS):
ALFREDO GONÇALVES, representando o segmento dos usuários pela Central Única dos Trabalhadores – CUT.
MARIA INÊS BOTHONA FLORES, representante do segmento dos usuários, pelo Conselho Distrital de Saúde Leste.
WALDIR JOSÉ BOHN GASS, representante do segmento dos usuários pela União das Associações de Moradores de Porto Alegre – UAMPA.
NÍDIA MARIA DE ANDRADE DE ALBUQUERQUE, representando o segmento dos usuários pelo Conselho Distrital de Saúde Restinga.