Situação das emergências pediátricas SUS de Porto Alegre será debatida na plenária desta quinta-feira, 28

27.04.2022



Em 2019, a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA) comunicou o fechamento da Emergência Pediátrica da Santa Casa (Hospital da Criança Santo Antônio) para reforma, a justificativa era "modernização das áreas de internação SUS". No período, o Conselho de Saúde (CMS/POA), com o objetivo de monitorar a situação, solicitou cronograma físico-financeiro da obra, o documento não foi encaminhado pela SMS. Somado a isso, posteriormente, houve o fechamento da emergência pediátrica e setor materno infantil do Hospital São Lucas da PUCRS.
 
Atualmente, a cidade conta, apenas, com três portas de entrada para emergência pediátrica hospitalares: Hospital da Criança Conceição/GHC, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA). O HMIPV aumentou 100% na redistribuição de referências para parto, sendo responsável por 43 serviços, sem receber qualificação necessária para a demanda.
 
Na última plenária, 14 de abril, após relatos de emergências lotadas, houve, então, o encaminhamento de pautar o tema e esclarecer a real situação das emergências pediátricas da capital.

O quê: Reunião Ordinária do CMS/POA Situação das Emergências Pediátricas SUS em POA
Quando: 28 de abril de 2022 (quinta-feira)
Hora: 18h30min
Ao vido em: facebook.com/conselhodesaudeportoalegre


  

Fale conosco

  • Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
    (51) 3289-2847 | cms@portoalegre.rs.gov.br
    Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.