Empresariamento do Plantão de Emergência em Saúde Mental (PESM) do PACS é rejeitado pelo controle social do SUS

06.05.22

Na noite de quinta-feira (5), durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA), a maioria dos conselheiros do plenário rejeitou o anúncio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA) de repassar, não só os recursos, mas a gestão do serviço de emergência em saúde mental do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) para o Hospital São Lucas da PUCRS.

A informação de terceirizar o PESM/PACS foi colocada, pelo representante da gestão, Francisco Isaias, durante a reunião da Comissão de Saúde Mental do CMS, na manhã de terça-feira (3). O assunto também foi pauta de reunião com os conselheiros do Orçamento Participativo na segunda-feira (2), em que participaram as representações do conselho distrital de Saúde Glória Cruzeiro Cristal, conselheiro Waldir Bohn Gass, e da comissão de trabalhadores do PACS, conselheiro Alberto Terres. A pauta também foi tratada em audiência pública na Assembléia Legislativa na quarta-feira (4).

Durante a plenária, as conselheiras Maria Letícia de Oliveira Garcia e Ana Paula de Lima, vice-coordenadora do CMS, contextualizaram a situação da Saúde Mental em Porto Alegre, lembraram da luta comunitária e da organização do Conselho como fatores determinantes para a criação do PESM, em 1999, além da importância do serviço como um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Alertaram para o impacto da mudança proposta pela gestão que atinge cerca de 700 mil pessoas que tem, nesse serviço, a única opção para atendimento a situações de emergência em saúde mental. Além disso, apontaram o fato do governo não ter apresentado uma proposta, mas anunciado a intenção de retirar o serviço da região Glória Cruzeiro Cristal e repassar para a gestão privada do Hospital São Lucas, que não possui experiência na área e nem leitos de saúde mental.

Em 2019, a Força Tarefa em Defesa dos Serviços de Emergência em Saúde Mental do SUS em Porto Alegre, criada pelo CMS após denúncias sobre as emergências do IAPI e PACS, já alertava para o cenário de calamidade dos serviços de emergência em saúde mental, apontando superlotação, irregularidades no atendimento aos usuários e falta de trabalhadores nas equipes. Situação que se agravou ao longo dos anos em função da SMS não ter priorizado a consolidação da RAPS, como previsto na portaria Federal nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011.

A lei federal nº 10.216 de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, sustenta a diversidade dos componentes da RAPS e sua cobertura de base territorial e comunitária como rede articulada de cuidados, garantindo que a internação só seja utilizada após esgotar todos os outros recursos.

Ao final da reunião, o colegiado aprovou, também, que os representantes dos Conselhos de Classe e dos usuários do CMS encaminhem uma audiência junto à Promotoria de Justiça e de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual para que apure as denúncias encaminhadas e deliberações da plenária. Além disso, que o PESM/PACS seja qualificado com equipe multiprofissional. E, por fim, que a gestão apresente oficialmente ao conselho o projeto da SMS para o serviço.

A plenária na íntegra está disponível na página do facebook do CMS: https://www.facebook.com/conselhodesaudeportoalegre/videos/1038318740424883

Notícias relacionadas:
Situação da assistência em Saúde Mental é discutida pelo conselho
Nota conjunta denuncia cenário de calamidade nos serviços de saúde mental em Porto Alegre
Força Tarefa de Entidades pela Defesa dos Serviços de Emergência em Saúde Mental do SUS em Porto Alegre será implantada pelo CMS/POA
CMS faz vistoria no Pronto Atendimento da Cruzeiro
Comunidade e trabalhadores festejam o aniversário de 30 anos do Postão da Cruzeiro


  

Fale conosco

  • Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
    (51) 3289-2847 | cms@portoalegre.rs.gov.br
    Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.