A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre (9ªCMSdePOA) já tem data definida
07.12.2022 - editada em 30.12.22
A etapa final da 9ª CMSdePOA ocorrerá em março de 2023, dias 23 (quinta à noite), 24 (sexta - manhã e tarde) e 25 (sábado - manhã e tarde). O tema da Conferência segue o da
17ª Conferência Nacional de Saúde (17ªCNS), que vai ocorrer em julho do próximo ano, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A
portaria de convocação da 9ªCMSdePOA foi publicada no DOPA no dia 30 de novembro.
O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se como um momento ímpar para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade porto-alegrense acerca das necessidades e prioridades para cada território, da saúde como direito e em defesa do SUS. Além de aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas para barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial as que incidem sobre o setor saúde, e a necessidade da democratização do Estado.
A etapa municipal, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), é preparatória para a
Conferência Estadual do RS (9ª CESRS) e para 17ª CNS. Nesta etapa são elencadas propostas que serão levadas para a 9ª CESRS, bem como a comitiva que representará Porto Alegre. O local da etapa final ainda está em definição.
A Conferência contará com 4 etapas preparatórias a partir dos eixos de discussão e a participação será pré-requisito para a inscrição como pessoa delegada (com direito a voz e voto) para a etapa final.
As inscrições para as atividades preparatórias serão abertas no início de fevereiro junto com o lançamento do site do evento, e cada pessoa poderá se inscrever em somente uma delas.
As preparatórias ocorrerão nas quintas-feiras, às 18h30min, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (avenida João Pessoa, 52 - Centro Histórico):
-
09.03.23 - eixo III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
-
16.03.23 - eixo IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Documentos: