O acesso à saúde e a defesa do SUS foram destaques da plenária de quinta, 13, que pautou o resultado da 9ª Conferência

17.04.23





















Foto Gabriel Maciel/CMS/POA: delegação 9ª CMSdePOA

A primeira plenária após a 9° Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre (9ª CMSdePOA) ocorreu na quinta-feira, 13. A reunião contou com a presença de conselheiros e integrantes da delegação eleita da 9° CMSdePOA para a Conferência Estadual de Saúde, que irá ocorrer nos dias 15 a 17 de maio na capital.
 
O informe inicial foi do diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, sobre a situação da Dengue em Porto Alegre. Ritter destacou a região Leste como a mais atingida pelos casos. Na quinta, Porto Alegre estava com 442 casos confirmados, destes 413 autóctones (contraídos na cidade). Ritter também disse que mais informações podem ser obtidas no site Onde está o Aedes.

Após foram os informes dos conselheiros que cobraram da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o direito garantido de acesso à Saúde. Entre eles, o da Adecilva Silva da Conceição, pela região Restinga, que falou sobre o descontentamento da comunidade local com a administração do Hospital da Restinga Extremo Sul. Também, a avaliação da conselheira Djanira Côrrea da Conceição, Sul Centro Sul, após ficar internada no Hospital Vila Nova, sobre o estado precário dos leitos e a má qualidade da alimentação oferecida aos pacientes. Maria Inês Bothona Flores, conselheira da região Leste, denunciou a demora da SMS na hospitalização de uma usuária de sua região, que aguarda, em estado grave, há mais de dois meses por internação.

Em seguida foi realizado um breve relato de cada Comissão da 9° CMSdePOA sobre o processo de trabalho para que a Conferência ocorresse. Também um relato sobre a reunião de retomada e fortalecimento dos Conselhos Distritais de Saúde, que aconteceu no dia 24 de março.


Foto Gabriel Maciel/CMSPOA: Apresentação Ana Paula de Lima

O encontro foi marcado pela apresentação realizada pela vice-coordenadora do CMS/POA, Ana Paula de Lima, que fez uma retrospectiva de cada etapa da Conferência e seus momentos marcantes, bem como destaque para as deliberações mais votadas pela população. Durante a plenária, foram realizadas diversas manifestações a favor do SUS e momentos de integração entre os participantes, incluindo um vídeo da coordenadora do CMS, Tiana Brum de Jesus, e a foto com os integrantes presentes da delegação da 9ª CMSdePOA que vai defender as propostas nas etapas seguintes.

Você pode conferir a data das próximas plenárias, que ocorrem nas 1ª e 3ª quintas-feiras de cada mês (com exceção de feriados e datas especiais) em nosso site. As plenárias realizadas pelo CMS/POA são um espaço de participação social para discutir pautas relacionadas à saúde de Porto Alegre, são transmitidas ao vivo pelo Facebook do Conselho Municipal de Saúde a partir das 18h30, a reunião do dia 13, você confere aqui.

Texto: Gabriel Maciel e Katia Camargo


  

Fale conosco

  • Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
    (51) 3289-2847 | cms@portoalegre.rs.gov.br
    Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.