Conselho de Saúde e Coletivo Catarse promovem debate sobre fake news, vacinas e saúde pública nesta segunda, 8, às 20h
Com o objetivo de promover e fomentar o debate sobre fake news e os impactos negativos na vacinação e na saúde pública, nesta segunda, 8, vai ao ar mais uma sessão do cine debate do documentário "Informar é Vacinar!" que será realizada online em live, às 20h, no canal do Coletivo Catarse no YouTube (
youtube.com/coletivocatarse).
A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), Tiana Brum de Jesus, que é assistente social e trabalha na Atenção Básica do SUS de Porto Alegre, participa do bate-papo junto com Paola Falceta, assistente social e fundadora da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO Brasil), e Fernando Ritter, diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A live terá a mediação de Gustavo Türck, que é jornalista e integrante do Catarse.
O documentário acompanha o dilema de Machado de Assis que, em um contexto de informações falsas, busca ajuda de Oswaldo Cruz para saber se vale a pena se vacinar. A partir da sua busca por informações, os dois bonecos, confeccionados e operados pela Trupi di Trapu, incentivam a reflexão sobre os efeitos das notícias falsas na vacinação e no sistema de saúde.
O filme é uma produção do Coletivo Catarse e contou com a parceria do CMS/POA, o projeto foi contemplado na chamada pública da Fiocruz/Opas para projetos de comunicação popular e comunitária em saúde.