Atenção para a pauta do plenário desta quinta-feira: Rede de Atenção Especializada!
O Conselho Municipal de Saúde cobrará da gestão do SUS qual a proposta para atender às necessidades em Saúde diante da capacidade instalada da Rede de Atenção Especializada em Porto Alegre. A reunião dos conselheiros desta quinta, 5, inicia às
18 horas (novo horário) e será presencial no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), av. João Pessoa, 325.
Um dos maiores gargalos da Saúde Pública, as grandes filas de espera para
consultas e
exames especializados são um problema crônico na Capital e refletem, inclusive, na superlotação das Urgências e Emergências. Buscando resolutividade para seu problema de saúde e cansada da longa espera para poder realizar consultas e exames que são encaminhados pelos postos, a população acaba buscando os pronto atendimentos e portas hospitalares.
Para o Conselho, um fato que ocasiona esta crise é o fechamento de alguns dos Centros de Especialidades Públicos que existiam nos territórios e a restrição da oferta de consultas com especialistas e de exames que a SMS disponibiliza nos que ainda estão em funcionamento: IAPI, Murialdo, Camaquã e Cruzeiro.
Outro problema grave para as comunidades nos territórios é a distância dos serviços que passaram a ser terceirizados pela gestão e disponibilizados para a população. Boa parte dos exames agendados são marcados no Hospital da Restinga e Extremo Sul, o que para quem mora na região Norte da cidade, por exemplo, fica quase inacessível, pois além de muito longe ainda exige que as pessoas tenham disponível o dinheiro para pagar as passagens para o transporte.
“Rede de Atenção Especializada: qual a proposta para atender às necessidades em Saúde diante da capacidade instalada da Rede?”
🔖 Lembra que o horário adiantou para
18 horas!
📍 Será presencial no
auditório da SMS (av. João Pessoa, 325).
🌐 O encontro terá transmissão
ao vivo pelo canal do Youtube: @conselhodesaudepoa
✊🏾 Vem defender a Saúde de Porto Alegre!