A reunião ordinária do plenário do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) desta quinta (27) tem como proposta debater o tema “A Política Municipal da Saúde da Mulher. Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento".
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher e ao mês de março, o CMS propõe o debate sobre os direitos das mulheres e meninas em relação às políticas de saúde no SUS em Porto Alegre tanto para o enfrentamento da violência, como o acesso a serviços, atendimentos e ações de promoção em Saúde e de prevenção no ambito municipal. Além disso, acompanhar se houve avanços desde a última
plenária do assunto, realizada em março de 2024.
1. Promover os direitos de mulheres e meninas: Lutar incansavelmente pelos direitos humanos de mulheres e meninas, desafiando todas as formas de violência, discriminação e exploração.
2. Promover a igualdade de gênero: Abordar barreiras sistêmicas, desmantelar o patriarcado, transformar desigualdades estruturais e elevar as vozes de mulheres e meninas marginalizadas, inclusive das mais jovens, para garantir inclusão e empoderamento.
3. Fomentar o empoderamento: Redefinir estruturas de poder garantindo acesso inclusivo à educação, ao emprego, à liderança e aos espaços de decisão. Priorizar oportunidades para que jovens mulheres e meninas liderem e inovem.
A reunião ocorre presencialmente, às 18 horas, no auditório da SMS (av. João Pessoa, 325), e contará com transmissão ao vivo pelo
canal do youtube do CMS. As pessoas que assistirem on-line podem participar enviando perguntas pelo chat.