Secretaria Municipal de GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
A SMGOV tem a missão de fazer a interlocução e a articulação do governo.
A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) tem a responsabilidade de representar, articular e defender interesses perante aos diversos atores da sociedade. Desta forma, é necessário compreender os cenários (monitoramento, análise e diagnóstico) e antecipar tendências; mapear e conhecer a estrutura e o funcionamento das relações federativas.
A SMGOV tem como propósito criar um ambiente político e institucional favorável, articulando os diversos atores da sociedade, antecipando tendências e cenários para potencializar e fomentar diferentes políticas públicas e prioridades de governo.
Estão nas suas atribuições planejar, coordenar, articular e controlar as políticas interna e externa do município; formular as políticas de governança institucional; apoiar o prefeito municipal no relacionamento institucional; gerir os processos vinculados ao ciclo anual de operação do Orçamento Participativo e a relação com os Conselhos Municipais e de Governança Local, por meio da identificação de demandas da sociedade, e ainda, desenvolver, implementar e supervisionar projetos locais e territoriais, por meio dos canais de atendimento e dos representantes da secretaria nas 17 regiões da cidade, responsáveis pelas Subprefeituras.
A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política faz parte do Eixo Gestão da Prefeitura de Porto Alegre. E tem as seguintes Metas:
Indicadores:
- Execução Física das Emendas Palamentares Impositivas;
- Execução Financeira das Emendas Palamentares Impositivas;
- Execução Física das Demandas do Orçamento Participativo (OP);
- Execução Financeira das Demandas do Orçamento Participativo (OP).
Entregáveis:
- Emendas Impositivas;
- Realização do Ciclo do OP 2021/2024;
- Diagnóstico / Inventário das Demandas do OP.
Projetos Prioritários:
- Prefeituras nos Bairros;
- Pacto de Governança.