Livro alusivo aos 30 anos do Conselho de Saúde foi lançado na quinta, 4, num evento comemorativo

08.04.2024


Lançamento do livro alusivo aos 30 anos do CMS/POA - Foto: Gabriel Maciel/CMS

A atividade de lançamento do livro “Reinventando a participação no SUS: o controle social em defesa da democracia e do direito à Saúde”, que ocorreu na noite de quinta, 4, no Centro Cultural da UFRGS, foi marcada por depoimentos emocionantes daqueles que construíram o controle social nestes 32 anos de existência do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA).
 
Na mesa de abertura, estavam presentes a coordenadora do Colegiado, conselheira Maria Inês Bothona Flores, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, o presidente do Conselho Estadual, Cláudio Augustin e a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Frantz, que representou a gestão.
 
Maria Inês falou sobre a luta do Conselho para garantir que o SUS chegue com qualidade e de forma acessível para toda a população e que esta história, dos últimos cinco anos, está contada nos capítulos do livro. “Nós queremos que a atenção em saúde em Porto Alegre seja de qualidade, justa e chegue para todos numa rede de cuidado e atenção e o livro fala sobre como foi essa luta do Conselho desde 2017 ”, disse.
 
“É um grande orgulho ser conselheira de um conselho tão importante do país, de um modelo não só do país, mas modelo internacional de controle social. Parabéns a todos e todas que fizeram parte da construção do livro lançado, mas também da construção deste Sistema Único de Saúde”, disse Vânia, representante da gestão, referindo-se aos participantes.
 
A presença e a fala do presidente do CES/RS, que fez sua primeira participação presencial após anos se recuperando dos efeitos da Covid-19, foi um dos momentos emocionantes do evento. ‘’Depois de muito tempo, eu estou de volta numa reunião do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, que é um conselho extremamente sério e representa muito bem o controle social no Brasil”, manifestou Augustin.
 
Encerrando a mesa oficial, Pigatto celebrou o retorno de Augustin e relembrou os efeitos da pandemia. “A gente precisa celebrar as vidas que foram salvas, ao mesmo tempo que transformamos o luto em luta, pelas vidas que foram tiradas de nós, as centenas e milhares de vidas que foram tiradas”, disse. O presidente do CNS também falou sobre o controle social de Porto Alegre: “Não podemos esquecer que este Conselho é referência para o país e referência para o mundo como é o controle social brasileiro, como é o SUS”, destacou.


Roda de conversa evento de lançamento do livro dos 30 anos do CMS/POA
Foto: Gabriel Maciel/CMS

Logo após a abertura, a roda de conversa “Reafirmando a Defesa da Democracia e do SUS - Desafios da participação social no contexto atual” contou com os palestrantes Valdevir Both, mestre em Filosofia e coordenador executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), Monika Weronika Dowbor, doutora em Ciência Política e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e Maria Letícia de Oliveira Garcia, assistente social, conselheira e ex-coordenadora do CMS/POA. A mediação foi realizada pela conselheira Ana Paula de Lima, mestre em Saúde Coletiva e integrante da comissão organizadora do livro. Neste momento, também, o coordenador geral da Associação Rede Unida, Alcindo Antônio Ferla, fez uma fala sobre o livro.
 
Depois, foi aberto o debate, momento em que os ex-coordenadores do colegiado expressaram seus depoimentos. Estavam presentes, além de Maria Letícia, Humberto Scorza, Djanira Correa, Mirtha Zenker, Silvia Giugliani e Tiana de Jesus. Acesse a relação dos coordenadores ao longo dos anos no site do CMS. Ao final da atividade, foi servido um coquetel aos participantes gentilmente oferecido pelo Sindisaúde, entidade que integra o plenário do CMS/POA.
 
A obra, que neste primeiro momento foi publicada pela editora Rede Unida como e-book, está disponível no site da editora (link).  O livro reúne um conjunto de textos que apresentam e discutem ações e lutas ocorridas a partir de 2017 e busca sistematizar e dar visibilidade aos temas emergentes e principais desafios enfrentados no período. Conforme a publicação, "os registros memoriais dessa trajetória constituem um movimento de reexistência e refundação dos fazeres do Conselho, que tem enfrentado o desafio de monitorar e consolidar o SUS na cidade".

Texto: Katia Camargo



  

Fale conosco

  • Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
    (51) 3289-2847 | cms@portoalegre.rs.gov.br
    Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.