Coleção Digital
Nºs 0 até 28
A Revista Ecos surgiu em 1993 para suprir a carência de publicações especializadas na área do saneamento ambiental e servir como canal para a divulgação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos. Com esse trabalho, universidades, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas ganharam um veículo de expressão.
A revista é distribuída gratuitamente para três mil assinantes em todo o território nacional e no exterior. A cada edição, a Revista Ecos traz artigos, reportagens e entrevistas com personalidades nacionais ou estrangeiras, além de abordar temas em evidência no setor. Isto faz com que a publicação esteja sempre na vanguarda dos conhecimentos.
Ao abordar o saneamento de forma integrada ao ambiente, a publicação procura chamar atenção para os aspectos de interdependência de qualquer ação nessa área. A ideia é acabar com a visão fragmentada sobre o saneamento ambiental. Assim, a revista exige um padrão de qualidade em seus textos e busca constantemente assuntos diversificados, que traduzam a efervescência do momento.
Prêmios
Em março de 1996, a Revista Ecos recebeu o Prêmio Jornalístico Maurício Sirotsky Sobrinho, oferecido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Em julgamento feito pela Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), a revista do Dmae foi escolhida a melhor de Porto Alegre na categoria de reportagem fotográfica, com a capa da terceira edição, intitulada "Arroio Dilúvio", de Leonid Streliaev. Destacamos, ainda, a conquista do prêmio de melhor revista externa da Região Sul, conferido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 1997.
Projeto Ecos
O Projeto Ecos, que foi implantado em 1995, visa a promover palestras, simpósios, seminários e debates na área do saneamento ambiental, para de aproximar o homem do meio ambiente, incentivando a troca de informações e orientando para uma nova postura.
Este trabalho amplia os horizontes da revista, partindo da qualificação dos profissionais do setor. A Revista Ecos tem assumido o dever social de promover eventos que esclareçam o cidadão, não só quanto às questões de saneamento, mas também do ambiente. O projeto já realizou vários eventos. Em dezembro de 2003, quando a revista completou 10 anos, foram realizadas várias atividades e foi criada uma logomarca comemorativa.
Suplemento Técnico
Em julho de 1999, durante a 28ª Assembléia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), realizada em Porto Alegre, foi lançado o suplemento técnico da Revista Ecos, intitulado Ecos Pesquisa. Essa publicação surgiu a partir da necessidade de criar um novo canal que possibilitasse a troca de informações na área técnico-científica do saneamento ambiental. (O suplemento técnico deixou de ser editado pois está em estudo a possibilidade de transformar essa publicação numa revista científica dentro das normas do CNPq).
Encarte Técnico
O encarte técnico Ecos Técnica objetiva divulgar trabalhos técnicos produzidos pelos funcionários do Dmae, com aplicabilidade no Departamento. A Ecos Técnica é elaborada em parceria com a UniDmae e tem um conselho editorial técnico formado por funcionários do Departamento.