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DMAEA Conta - InformaçõesCorte e Desligamento de Água

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Corte e Desligamento de água


Para evitar cortes e desligamentos, verifique se o imóvel que você vai comprar ou alugar tem dívidas pendentes com o Dmae, e pague em dia a sua conta de água.

Você pode pesquisar eventuais dívidas
- ligando para o Fone 156, opção 2
- nos Postos de Atendimento ao Cliente
- no endereço eletrônico www.dmae.rs.gov.br > Serviços > Conta de Água - Informações > Dívida.

Tipos de cortes e prazos de restabelecimento:

CORTE (CO) - Conforme a Lei Complementar 170/87, art. 15, item I, parágrafo 1º, e Lei Federal Nº 11.445/07, art. 40, item V,  o ramal poderá estar sujeito ao corte de água por falta de pagamento das tarifas de água, de esgoto e serviços complementares, após 30 (trinta) dias da entrega do aviso de corte na fatura mensal. 

Restabelecimento do ramal
- Quando houver corte no cavalete (CO):
"Os restabelecimentos ocorrerão no prazo de até 24 horas seguintes à negociação dos débitos" (Lei 170/87, art. 15


DESLIGADO POR DÉBITO (DD) - Conforme a Lei Complementar 170/87, art. 16, o desligamento poderá ser executado no distribuidor geral, quando o ramal houver faltado com os pagamentos referentes a três (03) meses, consecutivos ou não. 
 
Religação - Quando houver desligamento por débito no distribuidor público (DD), o ramal será religado:
· Em até cinco (05) dias úteis após a compensação da regularização dos débitos junto ao Dmae.


DESLIGADO PARA CANCELAMENTO (DC) -
O Dmae poderá, por iniciativa própria, desligar o ramal de água em caso de demolição ou incêndio do imóvel, para evitar depredações e fugas d"água. A cobrança das tarifas de água e esgoto será interrompida a partir da data do efetivo desligamento. Para obter o abastecimento novamente, é necessário solicitar uma nova ligação em um dos nossos postos de atendimento. 
 

CANCELAMENTO DE RAMAL (CA) - Solicitado pelo proprietário do imóvel, quando o prédio estiver desocupado e não houver mais interesse em receber água. As tarifas de água e esgoto deixarão de ser cobradas a partir da data do efetivo desligamento. Para obter o abastecimento novamente, é necessário solicitar uma nova ligação em um dos nossos postos de atendimento.

 



              

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