Prefeitura de Porto Alegre

DMAEProjetos e ProgramasPrograma Conexões

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Programa de Ligações de Esgoto



O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) lançou no mês de março (2016) o Programa de Ligações de Esgoto Conexões. A cerimônia aconteceu na Praça do Loteamento Jardim do Prado, zona Sul da cidade. Esse programa  visa a identificar milhares de domicílios que ainda estão com seus esgotos ligados à rede pluvial e fazer as ligações corretas. As equipes do Dmae irão à casa das pessoas explicar o que precisam fazer e o porquê de estarem fazendo isso. Depois, com a autorização expressa dos responsáveis por cada domicílio, executarão a obra. 
 

“O objetivo desse programa é recuperar um passivo de ligações de esgoto cloacal que temos em Porto Alegre e, com isso, aumentar a quantidade de esgoto tratado na nossa Estação da Serraria, reforçando o trabalho de recuperação do lago Guaíba”, explica o diretor-geral do Dmae, Antônio Elisandro de Oliveira.

A meta é, na 1ª etapa, ligar oito mil residências à rede de esgoto cloacal na região dos arroios Dilúvio, Águas Mortas, Taquara, Espírito Santo, Capivara, Cavalhada e Salso, com um investimento de R$ 13,5 milhões, que beneficia 32 mil pessoas.

Porto Alegre chegou ao final de 2015 tratando 66% do esgoto produzido, mas tem uma capacidade instalada de chegar ao índice de 80%. Em abril de 2014, o Dmae inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Serraria, obra-símbolo do Programa Socioambiental (Pisa). Antes disso, Porto Alegre tinha capacidade industrial para tratar 27% do esgoto que produzia e alcançava um índice de tratamento de 18%. Depois da conclusão do Pisa, a capital gaúcha fechou o ano de 2014 tratando 33% do esgoto produzido. E ao final de 2015, o índice de tratamento do esgoto produzido de Porto Alegre saltou para 66%, dez pontos percentuais melhor do que a meta de 56% contratada com a equipe da gestão centralizada da prefeitura no início do ano.

Planejamento - A ETE Serraria foi projetada, considerando o crescimento populacional de Porto Alegre, para chegar ao tratamento pleno, de até 4,1 mil litros de esgoto por segundo, em 2028. E pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), sancionado pelo prefeito José Fortunati em dezembro, o Dmae planeja atingir a universalização do tratamento de esgoto em Porto Alegre em 2035. 

 


              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170