Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Perguntas Frequentes

1. Onde buscar o atendimento comercial do Dmae?

ATENÇÃO!
POSTO CENTRO (rua José Montaury, 159, Centro) foi reaberto no dia 23/03/21. Saiba mais. 


CANAIS DIGITAIS: 
Fone 156, opção 2
Whatsapp  51-99332-8170
Site: 
www.dmae.rs.gov.br
Apicativo: #EUFAÇOPOA
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat

 

2. Como obter a segunda via da conta de água?

Acesse a 2ª via: https://prefeitura.poa.br/conta-agua

Contas anteriores a seis meses, solicite através do Fone 156, opção 2.

 

3. Como solicitar revisão da conta?

3.1. Como solicitar revisão de consumo (leitura incorreta)?

Entre em contato pelo Fone 156, opção 2,  para fazer a solicitação. Informar ao atendente os quatro números pretos que aparecem no mostrador do hidrômetro no momento da ligação.

 

4. Como verificar valores e consumos de água e esgoto?

4.1. HISTÓRICO DE LEITURAS (CERTIDÃO DE CONSUMO): Acompanhe seu consumo, mês a mês.

4.2.   HISTÓRICO DE PAGAMENTOS (CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS): Verifique pagamentos, dívidas e parcelas de negociação.

Para fazer a consulta é necessário ter em mãos o número do ramal de água.

 

5. Como solicitar o parcelamento de dívidas de água?

Envie os documentos através dos canais digitais:

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30) 
https://centraldmae.procempa.com.br/chat/   

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br 

Acesse para consulta aos documentos: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/negociacao-de-debitos-conta-de-agua

Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá realizar a negociação. Para isto, deverá apresentar além dos documentos solicitados acima, documento de identificação e CPF, além de uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Pessoa jurídica deve anexar à documentação do imóvel comprovante  de CNPJ e contrato/estatuto social. O valor a ser pago a título de entrada deverá ser negociado com o atendente em ocasião de visita ao DMAE e o débito poderá ser dividido em até 60 (sessenta) parcelas, dependendo dos valores em atraso (parcela mínima: preços básicos).

Nos casos em que houver processo judicial, consultar através do canal de atendimento se é possível parcelamento ou se  dirigir à Procuradoria Municipal Especializada - PME (Rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento).

 

6. É possível obter a 2ª via de contas com débito automático?

Sim, acesse a 2ª via: https://prefeitura.poa.br/conta-agua

Contas anteriores a seis meses, solicite através do Fone 156, opção 2.

 

7. O Dmae envia por e-mail a 2ª via da conta d´água?

Sim, acesse https://prefeitura.poa.br/conta-agua/email

 

8. Como solicitar desligamento de ramal?

Envie os documentos através dos canais digitais:

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/  

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br 

Acesse para documentação: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/desligamento-do-ramal-de-agua-pedido

Salientamos, ainda, que outra pessoa poderá fazer o pedido e para isto deverá apresentar, além dos documentos  acima citados, a cópia do seu documento de identificação, CPF e uma autorização do proprietário do imóvel. O custo do serviço pode ser consultado no site www.dmae.rs.gov.br > menu  A Conta - informações > sub-menu Tarifas.

Obs.: Após a retirada do hidrômetro a água e esgoto deixarão de ser cobrados, sendo posteriormente enviada a cobrança de resíduo, caso haja até a data de execução do serviço. Esta atitude só deve ser tomada quando o prédio estiver desocupado e não houver mais interesse no suprimento de água.

Conforme artigo 52º da Lei Complementar 170/1987, para que seja feito o desligamento a pedido do usuário, o local a ser desabastecido deverá estar desocupado.


9. Como verificar se o imóvel está com excesso de consumo de água?

Recomendamos investigar a existência de vazamento interno, pois conforme legislação vigente (Decreto 13.475), cabe ao usuário vistoriar as instalações hidráulicas particulares. Se for constatado vazamento oculto e o consumo for igual ou superior a 30% em relação à média dos três últimos meses, procurar um dos Postos de Atendimento ao Cliente. Levar os documentos comprobatórios do conserto realizado (nota fiscal de compra de material, ou declaração contendo a descrição do reparo) para análise e revisão do valor da conta. Caso se trate de condomínio, além da documentação acima, anexar ao pedido uma cópia da ata de eleição do síndico, documento de identificação e CPF.

 Veja dicas de uso racional da água em www.dmae.rs.gov.br > menu Informações - Água > submenu Uso Racional.

 

10. Como solicitar ligação de água?

Envie os documentos através dos canais digitais:

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/  

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br 

Para consulta aos documentos, formulário de autorização e croqui, acesse: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/agua-e-esgoto-ligacao

Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá solicitar a ligação. Para isto, deverá apresentar: os documentos solicitados, cópias do seu documento de identificação e do CPF, e uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Caso haja outra ligação no local, esta não pode ter débitos.


11. Como solicitar ligação de água para iniciar construção?

Consulte a documentação descrita no item VII em  https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/agua-e-esgoto-ligacao;
 

12. É possível alterar a data de vencimento da conta de água?

Entre em contato através do fone 156, opção 2 ou  acesse o menu Acesse Serviços On-line > sub-menu Alteração de Vencimento de Conta. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.

O vencimento da conta pode ser alterado para até nove dias posteriores à data original do vencimento.

 

13. Como solicitar a conta de água em braille?

Para receber o demonstrativo em braile,  os usuários portadores de deficiência visual devem solicitar o cadastramento prévio. A solicitação pode ser feita através do  Fone 156, opção 2.

Mais informações: Associação de Cegos do Estado do Rio Grande do Sul - ACERGS (Rua General Andrade Neves, nº 100, 5º andar, Centro Histórico, fones (51)3225-4911 ou 3225- 3816, email acergs@acergs.org.br.

 
14. Como posso tirar dúvidas sobre a conta de água?

Através do fone 156, opção 2

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/ 

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br 

  

15. Como posso tirar dúvidas sobre Processos/Protocolos?

Processos SEI, acesse:  https://sei.procempa.com.br/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

Protocolos de serviços: https://156web.procempa.com.br/

Para cadastro, utilize o mesmo email cadastrado no momento da solicitação no Dmae.

 

16. Como posso excluir de Débito Automático?

A exclusão do débito em conta é realizada diretamente com seu banco.

No entanto, se desconhece a conta bancária cadastrada acesse os canais digitais e solicite a retirada:

Através do fone 156, opção 2

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/ 

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br

 

17. Como registrar uma reclamação quanto à Entrega de Contas?

Através do fone 156, opção 2

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/ 

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br

 

18. Como atualizo meus dados cadastrais?

Envie os documentos através dos canais digitais:

CHAT (segunda a sextafeira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/ 

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br

Para consulta aos documentos acesse: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/alteracao-de-titularidade-conta-de-agua

 

19. Como é feito o cálculo do valor da conta de água?

Entenda a fórmula de cálculo para a conta consumo:

FÓRMULA DE CÁLCULO DO SERVIÇO DE ÁGUA:

1ª faixa - consumo mensal de até 20m³ de água: PB x (C/E) x E

                                                                                                           

2ª faixa - consumo mensal entre 21m³ e 1.000 m³:

                                                         1,43577

                        [PB x 0,2711 x (C/E)             ] x E

 Obs.: quando o ramal de água atende apenas 1 economia, desconsidera-se a fração após a vírgula. Se o ramal atende várias economias, considera-se até 4 dígitos após a vírgula.

 

3ª faixa - consumo mensal acima de 1.000m³: PB x (C/E) x 5,5 x E

onde  PB = preço básico (R$/m³)

             C  = consumo mensal de água (m³)

             E  = número de economias

 

FÓRMULA DE CÁLCULO DO SERVIÇO DE ESGOTO:

A remoção de esgotos é calculada pela fórmula PB x C x 0,8:

PB = preço básico (R$/m³)

   C = consumo mensal de água (m³).

O valor encontrado, somado ao cálculo do valor de água, resultará no total da conta.


Base legal: Lei Complementar 170, de 1987.

 

20. Como solicitar a Tarifa Social?

Conforme a Lei Complementar 170/1987, podem solicitar o benefício de Tarifa Social as unidades unifamiliares que tenham até 40 m² de área construída no terreno.

Envio de documentos através dos canais digitais:

CHAT (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/ 

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br

Documentos necessários para Residencial: RG, CPF e comprovante de vínculo com o imóvel.

 

21. Como solicitar o benefício de Tarifa para Ramais Conveniados (asilos, entidades filantrópicas, etc.)

Envio de documentos através dos canais digitais:

CHAT (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30)  https://centraldmae.procempa.com.br/chat/ 

E-MAIL (será respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30) dmae@dmae.prefpoa.com.br


Documentos necessários: 

- Cópia da Lei que declarou a entidade como de Utilidade Pública Municipal expedida pela SMED ou pela FASC;

- Cópia do estatuto social;

- Relatório das atividades exercidas pela entidade;

- Cópia de RG e CPF do diretor ou presidente da entidade;

- Cópia da ata da reunião que elegeu o diretor ou presidente da entidade;

- Para asilos, anexar também a cópia da nominata dos asilados, conforme Lei 8444/1999.

 

22. Como consultar os custos dos serviços?

Acesse: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?reg=4&p_secao=180



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170